Produção Sucroalcooleira

Tecnológico

Projetos

Docente: Profa. Dra. Simone Cândido Ensinas Maekawa

Título do Projeto (pesquisa): Frações da matéria orgânica em solos cultivados com cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul

Período: 2019-2022

Descrição do Projeto: Com a expansão do cultivo de cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul inúmeras áreas foram incorporadas ao sistema produtivo. Tornado-se importante avaliar as alterações causadas nos atributos do solo ao longo do tempo. Diante do exposto, a realização desta pesquisa tem como objetivo quantificar as frações da matéria orgânica do solo em solos cultivados com cana-de-açúcar no município de Glória de Dourados-MS e região. Os tratamentos serão representados por diferentes sistemas de cultivo de cana-de-açúcar (com diferentes tempos de cultivo e aplicação ou não de vinhaça), as quais serão comparadas com uma área de vegetação nativa de cerrado e a outros sistemas de produção agrícolas adotados na região. As áreas selecionadas para amostragem do solo terão histórico conhecido de uso e manejo. Serão coletadas amostras de solos nas camadas de 0-5, 5-10, 10-15, 15-20 cm para determinação da atividade respiratória do solo, carbono orgânico total, frações oxidáveis da matéria orgânica do solo, carbono orgânico particulado e carbono orgânico associado aos minerais. Serão também calculadas as relações entre as frações e o índice de manejo de carbono. Todos os resultados serão submetidos à verificação de normalidade de sua distribuição e em seguida serão submetidos à análise de variância pelo teste F e quando houver significativa, as médias dos tratamentos serão comparadas pelo teste de Tukey (p≤0,05). 

 

Título do Projeto (extensão): Divulgação do curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira no município de Glória de Dourados e Região

Período: 2019-2021

Descrição do Projeto: O curso de tecnologia em produção sucroalcooleira é de extrema importância em virtude da expansão da cultura de cana-de-açúcar no estado de Mato Grosso do Sul. Diante disso, a realização deste projeto tem como objetivo realizar a divulgação da profissão de tecnólogo em produção sucroalcooleira nos municípios de Glória de Dourados, Deodápolis, Rio Brilhante, Jateí, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul Angélica, Vicentina, Fátima do Sul, Naviraí e Itaquiraí. Além de auxiliar na escolha profissional dos estudantes, incentivar o interesse pela profissão de tecnólogo em produção sucroalcooleira, proporcionar o aumento do número de ingressos no curso de tecnologia em produção sucroalcooleira da UEMS, possibilitar a interação e troca de ideias entre a universidade e a comunidade externa, permitir a participação dos discentes de graduação em atividades de extensão e estabelecer parcerias entre as escolas, setor sucroalcooleiro e a universidade. Para atingir tais objetivos serão realizadas palestras nas escolas do município de Glória de Dourados para os estudantes do ensino médio e visitas nas instalações do curso. Também serão realizadas ações de divulgação do curso por meio de panfletagem e pôsteres nas usinas de açúcar e álcool localizadas nos municípios da região e anúncios na imprensa e páginas da internet.

 




Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico