Química - Noturno

Licenciatura

Apresentação

O Curso de Graduação de Licenciatura em Química criado pela Resolução CEPE-UEMS n° 217, de 09 de maio de 2001 e seu projeto pedagógico pela Resolução CEPE-UEMS n° 218, de 09 de maio de 2001, teve como principal finalidade atender a demanda de professores licenciados em Química na rede pública e privada de ensino. Este curso foi avaliado pela Comissão Instituída pelo Conselho Estadual de Educação, CEE/MS no 7851 de 19/08/2005 DO/MS de 31/08/2005, sendo reconhecido por um período de quatro anos. No parecer de reconhecimento do Curso de Graduação em Licenciatura em Química, foram recomendadas alterações para melhoria da formação do egresso. No atual Projeto Pedagógico contempla as recomendações solicitadas pela Comissão de Avaliação do Curso.

 

Áreas de Atuação

 

Formar um profissional com percepção crítica da realidade e com a capacidade para:

  • Atuar como educador na Educação Básica, nas quatro últimas séries do ensino fundamental e ensino médio, transmitindo o conteúdo teórico-prático pertinentes, através de técnicas de ensino apropriadas e desenvolvendo com os alunos trabalhos de pesquisa correlatos, visando proporcionar-lhes o conhecimento dos elementos da natureza e despertar-lhes o gosto pela vivência do método científico;
  • Atuar no ensino técnico-profissionalizante.

 

Competências e Habilidades

A Resolução Normativa do Conselho Federal de Química no 36, de 25 de abril de 1974, publicada no Diário Oficial da União de 13 de maio de 1974, que “Dá atribuições aos profissionais da Química e estabelece critérios para concessão das mesmas, em substituição à Resolução Normativa nº 26”. Assim segue:

Art. 1º - Fica designado, para efeito do exercício profissional, correspondente às diferentes modalidades de profissionais da Química, o seguinte elenco de atividades:
1. Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica, no âmbito de suas atribuições respectivas.
2. Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
3. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento de serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
4. Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
5. Desempenho de cargos e funções técnicas, no âmbito das atribuições respectivas.
6. Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisas e desenvolvimento de métodos e produtos.
7. Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica, biotecnológica e legal, padronização e controle de qualidade.

Art. 5º - Compete ao profissional com currículo de “Química”, de acordo com a extensão do mesmo, o desempenho de atividades constantes dos nºs 1 a 7 do Art. 1º desta Resolução Normativa.

 

Informações do Curso

 

Curso:

Graduação de Licenciatura em Química

Proponente:

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Titulação:

Licenciado em Química

Turno de Funcionamento:

Noturno

Local de Oferta:

Unidade Universitária de Dourados

Número de Oferta:

40

Regime de Oferta:

Seriado Anual

Período de Integralização:

Mínimo 04 anos; Máximo 07 anos

Carga Horária Total do Curso:

3.402 horas

 

 



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico