Teatro

Licenciatura

Disciplinas

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

No Curso de Licenciatura em Teatro exige-se um currículo rico, aberto à dinâmica social e que, respeitando o conhecimento que o aluno já possui, traga-lhe o saber artístico e pedagógico universal, historicamente construído, por meio de um trabalho que lhe permita ressignificações, inclusão, eliminação ou reformulação de conceitos durante o processo, enfim, um currículo com caráter dialógico (teórico e prático), tendo a pesquisa teórica e prática, a prática extensionista e o ensino como aglutinadores de seus diferentes componentes.

O Curso está organizado em séries e as disciplinas serão oferecidas semestralmente, com exceção das disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II que serão anuais, devido à natureza das mesmas. As disciplinas são organizadas por núcleos de conhecimento, de forma a proporcionar interdisciplinaridade entre as áreas de conhecimentos que englobam a formação proposta entre teatro e educação – integrando os estudos da área de conhecimento artístico com a formação pedagógica e a pesquisa, todas de caráter obrigatório.

Os núcleos de conhecimento são concebidos como conjuntos de disciplinas, cuja integração se dá por meio de seus fundamentos. Essa concepção de organização curricular ultrapassa a mera sequência de conteúdos isolados e fragmentados, atuando como possibilidade de nortear a ação pedagógica, orientada pela prática e pela pesquisa em arte e em educação.

Além dessa organização em núcleos, destacamos a articulação do Núcleo Comum com o Curso de Licenciatura em Dança. Essa organização em núcleo comum considera as Artes da Cena como uma área híbrida, cujas fronteiras entre as diversas linguagens que a compõem são tênues e se fundem em diversos aspectos. As atividades teóricas e práticas de cada disciplina deverão ser planejadas coletivamente pelo corpo docente do Curso, levando à reflexão, à pesquisa e ao tratamento didático, sempre de forma contextualizada com a arte e com a educação na atualidade.

A Educação Ambiental será discutida em diversas disciplinas como: Artes Visuais, Elementos Cênicos e Didática do Ensino da Arte. A Educação Ambiental perpassa conceitualmente todas as demais disciplinas, uma vez que pensar o sujeito ecológico é uma necessidade premente dos dias atuais, aquele que busca uma sensibilidade política que precisa atravessar um curso que questiona, em última instância, as formas tradicionais de pensar que polarizam e menosprezam o que é voltado para o humano e para o ético.

A diversidade étnico-racial será discutida, especialmente, nas disciplinas Danças Brasileiras, Arte e Cultura Regional, Didática e Metodologia do Ensino da Dança, ao abordarem as diferentes manifestações artísticas dos povos e culturas, que constituem o Brasil e o Mato Grosso do Sul, rompendo a lógica colonialista que costuma reger a educação em arte e valorizando as produções dos povos que constituem o país.

A diversidade de gêneros perpassa todas as disciplinas que trabalham e refletem sobre o corpo, uma vez que a dança aborda diretamente os estudos do corpo, na medida em que discute as diversas dimensões e atuações do corpo na sociedade. Porém, encontramos esses conteúdos diretamente explícitos na disciplina de Fundamentos do Corpo na Cena.

Os Direitos Humanos serão amplamente discutidos ao longo de todo o Curso, uma vez que arte, cultura e sociedade não se desassociam desta abordagem, e este conteúdo estará presente nas disciplinas Política e Legislação na Educação Brasileira e Gestão Escolar e de Espaços Culturais.

Além das disciplinas elencadas na Matriz Curricular do PPC do Curso de Licenciatura em Teatro, o acadêmico deverá cumprir 136 horas-aulas de disciplinas eletivas para fins de enriquecimento curricular e atualização de conhecimentos que complementem a sua formação acadêmica. Será considerada como disciplinas eletivas aquelas que não pertençam à matriz curricular do Curso e que podem ser cursadas em outros cursos da Instituição. Essa carga horária de 136 horas-aulas deverá ser cumprida a partir do segundo semestre da 1ª série até o final do primeiro semestre da 4ª série, e pode ser cursada em 01 disciplina de 136 horas ou por meio de 02 disciplinas de 68 horas.

          A estrutura curricular expressa a concepção de educação, docência e discência e dialoga com a pesquisa e a prática extensionista, oportunizando ao aluno construir seu conhecimento por meio de um processo dinâmico em que:

  • As séries foram organizadas de modo a atender aos diversos conhecimentos necessários à formação do profissional pretendido pelo curso, nas áreas específicas e considerando o Núcleo Comum ao Curso de Teatro e ao Curso de Dança, na proposta inicial de articular conhecimentos das linguagens das Artes da Cena;
  • As séries estão centradas em vários cenários de aprendizagem, incluindo momentos de ação coletiva em sala de aula, pesquisas orientadas, além de momentos de construção e investigação individual permeada pelos Itinerários Científicos;
  • Os Itinerários Científicos, como Núcleo Comum dos cursos de Teatro e de Dança, integrados às Disciplinas da série, possibilitam encaminhamentos teórico-metodológicos com vistas a proporcionar ao aluno autonomia de pesquisa sob a orientação do docente;
  • O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, devendo cada Instituição, por seus colegiados superiores acadêmicos, aprovar o correspondente regulamento de estágio, com suas diferentes modalidades de operacionalização;
  • As Atividades Complementares estarão vinculadas às diversas atividades correlatas ao Curso: ensino, pesquisa ou extensão, que tenham objetivo de enriquecimento curricular;
  • Os projetos de extensão desenvolvidos no âmbito do Curso serão articulados sempre às disciplinas dos respectivos núcleos, visando compartilhar a produção de conhecimentos dessas com a sociedade, cumprindo o papel social da Universidade;
  • Essa organização curricular pressupõe diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, dentre elas, aulas teóricas presenciais, práticas específicas e práticas pedagógicas sempre sob a orientação do professor da disciplina, conforme previsto no plano de ensino;
  • O aluno será sempre um pesquisador, elaborando trabalhos que possibilitem suficiente visão geral da profissão, por meio da diversidade dos temas de pesquisa. O currículo é direcionado para uma abordagem em profundidade, sempre com ênfase no domínio do método e com base na premissa de que um pesquisador competente e crítico terá condições de enfrentar desafios novos e inusitados com o objetivo de aplicabilidade no meio social;
  • Desde a primeira série, o aluno terá oportunidade de cursar disciplinas do núcleo específico de formação gradativamente ao longo dos quatro anos, em concordância com a progressão do conhecimento da área.

Série

Disciplina

1ª série

Percepção Corporal

Teoria e História da Arte I

História da Dança

História do Teatro

Processos educacionais I- Percursos narrativos nas Artes da Cena

Tópicos em Educação Especial

Jogos Corporais na Educação

Itinerários Científicos I

Política e Legislação na Educação Brasileira

Didática do Ensino da Arte I

Dramaturgia

 

2ª série

Didática do Ensino da Arte II

Artes Visuais

Itinerários Científicos II

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Teoria e História da Arte II

Danças e expressões brasileiras

Fundamentos do Corpo na Cena

História e Filosofia da Educação

Introdução às Artes Circenses

Didática e Metodologia do Ensino do Teatro I

Teatro Brasileiro I

 

3ª série

Música nas Artes Cênicas

Arte e Tecnologia

Elementos Cênicos I

Produção Cultural

Gestão Escolar e de Espaços Culturais

Dramaturgia da Cena

Itinerários Científicos III

Elementos Cênicos II

Estágio Curricular Supervisionado I

Teatro Brasileiro II

Didática e Metodologia do Ensino do Teatro II

Teoria e Prática de Interpretação Teatral I

 

4ª série

Direção Teatral

Pedagogia do Teatro: Criação e Processo Colaborativo

Teatro na América do Sul

Processos educacionais II- Percursos criativos em formas animadas

Teatro, Cultura, Comunidade e Educação

Técnicas e estratégias para teatro de rua

Teoria e Prática de Interpretação Teatral II

Itinerários Científicos IV

Língua Brasileira de Sinais

Arte Educação

Arte e Cultura Regional

Estágio Curricular Supervisionado II




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