Teatro

Licenciatura

Professores

DOCENTES EFETIVOS

Profa. Dra. Christiane Guimarães de Araújo
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco/MS (2014), Especialista em Arte Integrativa pela Universidade Anhembi Morumbi-SP e Graduada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná/PR.  Desde 2011 é professora no curso de Artes Cênicas e Dança, da UEMS, diretora do Eixo Produções Culturais, professora convidada na especialização (Lato Sensu) de "Arte na Educação Infantil" da UCDB - EAD. Nos anos de 2014 e 2015 prestou Consultoria e Assessoria Artística Pedagógica para a Escola Harmonia Bilíngue. De março de 2012 a 2014 atuou como professora na graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados. Residindo em São Paulo até 2011, ministrou cursos na área de arte educação nas universidades: UniABC, Unicastelo. Participou também do projeto de atualização profissional da Rede estadual de Ensino de São Paulo/Teia do Saber. Foi coordenadora artítica pedagógica dos projetos Centro de Dança de Santo André e Projeto Emiacidade, Arte educadora da Escola Livre de Dança de Santo André, desenvolve projetos de preparação corporal para grupos teatrais. Atuou no projeto Vocacional dança, orientadora cência da Fundação Salvador Arena.
 
chris.araujo@uems.br    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5164731061477839
 

Profa. Dra. Dora de Andrade Silva
Bailarina e pesquisadora, doutora em Artes da Cena pela Unicamp, mestre em Ciência da Arte pela UFFe bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp. Pesquisa e desenvolve trabalhos a partir de práticas colaboartivas com artistas de diferentes linguagens como performance, vídeo, música, teatro e artes visuais. Atualmente é professora adjunta do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, e integrante do Núcleo Fuga! - Lume Teatro/UNICAMP, coodenado por Renato Ferracini. Foi professora substituta do Departamento de Arte Corporal da UFRJ (2007-08) e do Departamento de Arte da UFF (2003-05). De 2007 a 2009  foi Coordenadora de Pesquisa do Setor de Memória e Documentação do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Criou e dirigiu o Projeto Distância, projeto de Residência Artística contemplado com o Prêmio Interações Estéticas ? Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2009/ Funarte. Atualmente trabalha como colaboradora junto à companhia britânica Dudendance Theatre. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, corpo, ensino e contemporaneidade.

doradeandrade@uems.br   Lattes: http://lattes.cnpq.br/3545831664608412

 
Prof. Me. Fernandes Ferreira de Souza
Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Oeste Paulista (1988) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) com pesquisa em Teatro. Atualmente é professor  titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras e Artes Cênicas , no ensino de Literatura/britânica, História do Teatro, Literatura Dramática Brasileira e Música nas Artes Cênicas, além de direção e produção de diversos espetáculos como peças de teatro e especificamente Teatro Musical.
 
fernandesuems@globo.com  Lattes: http://lattes.cnpq.br/045893181023509
 
Prof. Dr. Francisco Carlos Espíndola Gonzalez
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã (1990), Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, meio ambiente, ensino-aprendizagem, percepção ambiental e didática.
 
fcegonzalez@uems.br Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4410979270538708
 
 

Profa. Ma. Flávia Cavalcanti Gonçalves

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2002). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, atuando em Artes Cênica, Letras Inglês e Letras Espanhol. Foi coordenadora do curso de licenciatura em Artes Cências na Unidade Universitária da UEMS em Campo Grande e trabalhou nas Unidades de Dourados , Ponta Porã, Amambai, Naviraí e Nova Andradina. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora da Pós-Graduação e Diretora Pedagógica Adjunta da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Ponta Porã-MS, atual MS. Trabalhou como professora no curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Amambai, FIAMA em Amambai-MS. Possui 17 anos de experiência na Educação Básica atuando como professora, supervisora escolar e coordenadora pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, novas tecnologias na educação, histórias em quadrinhos, teatro e Educação de Jovens e Adultos.

flaviacg@uems.br  Lattes:http://lattes.cnpq.br/3326797060866849

 

Profa. Dra. Gabriela Di Donato Salvador Santinho (Coordenadora)

É Doutora em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Mestre em Artes Cênicas pela mesma instituição, onde também obteve os títulos de bacharel e licenciada em Dança (2001). É Professora do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e do Mestrado Profissional em Educação na mesma universidade. Ainda como docente, atuou no Departamento de Arte - Educação na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO/PR), durante o ano de 2011. É dançarina, coreógrafa e coordenadora do do Grupo de Pesquisa em Danças
Populares Brasileiras Renda que Roda, inscrito no CNPq.
 
 gabrielasalvador@uems.br   Lattes: http://lattes.cnpq.br/3087559848065820
 
 
Prof. Dr. José Barreto dos Santos
Bacharel em Ciências Econômicas - Faculdades Integradas Augusto Motta (1190) lato sensu em Administração Educacional - UNESP/Araraquara/SP (1995), Mestrado pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP -  UNIMEP (1997) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas /SP -UNICAMP (2009) . Atualmente é Professor da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Tem experiência nas áreas de Educação e Administração, com fundamentos em História e Filosofia da Educação, atuando nas linhas  temáticas:Estado - Educação - Políticas Públicas - Sociedade.

josebarretodossantos@uems.br    Lattes: http//lattes.cnpq.br/8412915773725197
 
Profa. Dra. Jaqueline Daniela Basso
Professora Adjunta na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS - Unidade Campo Grande. Membro do Comitê Editorial da Revista Itinerarius Reflections - UFG. Doutora em Educação  pela Universidade Federal de São Carlos, na linha Estado, Política e Formação Humana. desenvolveu pesquisa de doutoramento na área de História da Educação acerca do Ruralismo Pedagógico no Estado de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo Universidade Federal de São carlos - GEPEC/UFSCAR. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco .
 
 
 
Profa. Dra. Keyla Andrea Santiago de Oliveira
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2003), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorando em Educação pela UFG (2012). Foi coordenadora pedagógica da Faculdade Sul Americana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente na articulação dos temas arte e educação. Foi professora substituta de Arte e Educação na Faculdade de Educação da UFG nos anos de 2010 e 2011. Foi assessora pedagógica da Prograd na PUC Goiás e professora convidada das disciplinas Pensamento Científico e Pesquisa Educaional e didática Fundamental do curso de Pedagogia da PUC Goiás. Atualmente é professora adjunta efetiva do quadro de docentes de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ministrou as disciplinas d eMetodologia do Movimento na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Metodologia do Ensino  de Artes na Educação Infantil, Planejamento e Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Planejamento e Avaliação da Educação Infantil, Fundamentos da Educação Infantil no Curso de Pedagogia, unidade de Maracaju. No ano de 2017, assumiu as disciplinas de Estágio I e II, Arte e Educação e Didática do Ensino da Arte no Curso de Artes Cênicas e Dança, unidade de Campo Grande. Também é membro do Grupo de pesquisa APE-IPE Aliança de Pesquisa e Extensão Interdisciplinar em Percursos Criativos e Estéticas Cênicas, na linha de Pesquisa Percursos Pedagógicos e Criativos, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS.
 
keylaandrea@uems.br     Lattes: http://lattes.cnpq.br/2084936240964535
 

Prof. Dr. Marcos Antônio Bessa-Oliveira
Professor efetivo da UEMS - Unidade Campo  Grande - no Curso de Artes Cênicas na cadeira de Artes Visuais. É coordenador da NAV(r)E - Núcleo de Artes Visuais em (re) Verificações Epistemológicas; certificado pela UEMS/CNPQ. é Artista Visual, Doutor em Artes Visuais - pela linha de pesquisa Fundamentos Teóricos - pelo IAR Unicamp. é Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais - Licenciatura - habilitação em Artes Plásticas pela UFMS. Desenvolveu pesquisas sobre as pinturas e o livro ÁGUA VIVA: ficção de Clarice Lispector. As pinturas e ÁGUA VIVA foram seus objetos de pesquisa no Mestrado. Desenvolve a a pesquisa Arte e Cultura na Frontera: "Paisagens" Artísticas em Cena nas "Práticas Culturais" Sul-Mato-Grossense vinculada a PROPP/UEMS  e vinculada ao NECC-UFMS a pesquisa ENTRE PARAGUAI(S), BOLÍVIA(S) e BRASIL(S): diáologos nas quase fronteiras "DISSOLVIDAS" e a pesquisa ESTÈTICA BUGRESCA: Crítica de Arte?fora do eixo? da Crítica de Arte - sobre a produção artístico visual (PRÁTICA, PEDAGÓGICA E TEÓRICA) de Mato Grosso assistente dos CADERNOS DE ESTUDOS CULTURAIS. Tem experiência na área de Fundamentação Teórica em Artes Visuais, com ênfase em Artes Plásticas, no Ensino em Artes Visuais, atuando principalmente nos temas: Estudos Visuais, Crítica Biográfica, Identidade Cultural, pesquisas em Artes Visuais, Teorias das Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino, Literatura/Pintura e Organização de Exposições.
 
 
Prof. Dr. Matheus Vinícius Fernandes 
Professor de  Teatro, pesquisador, ator, diretor. Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal daGrande Dourados, especialista em Arte e Educação, mestre em Teatro pela Universidade do estado de Santa Catarina (UDESC) e Doutor em Educação (UFSC). Atua cientificamente principalmente nos seguintestemas: Arte e educação, educação, teatro, dramarturgia contemporânea, relações entre teatro e cinema e outras mídias. Atualmente é professor efetivo da redemunicipal de Campo Grande/MS e compõe a equipe dearte da GEFEM - Gerência do Ensino Fundamental e Médio e faz parte da diretoria da ASMAE - Associação sul-mato-grossense de arte-educadores. Compõe a equipe diretora de monitoria do Plano Municpal de Educação. Professor colaborador do curso de Artes Cênicas da UEMS.
 
matheusserraes@gmail.com    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3690034241513867
 
 
 
Prof. Dr. Osvanilton de Jesus Conceição
Intérprete-criador, Encenador e Professor. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011), Especialista em Linguagens da Arte pelo Centro Universitário Maria Antônia da Universidade de São Paulo - USP (2009) e Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2006). Está professor do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atuou na Companhia de Teatro Popular da Bahia entre 1999 e 2006 e foi membro fundador da Companhia de Teatro Popular Cirandarte atuando na mesma entre 2000 e 2002, ambas em Salvador- Bahia. Possui pesquisas e produções artísticas que revelam o seu interesse no desenvolvimento de abordagens metodológicas dentro de uma pedagogia afrodiaspórica aplicada à educação ao ensino e aprendizagem das artes cênicas em ambientes formais e não formais. Possui pesquisas centradas na trajetória e nas práticas do Teatro de Rua no Brasil, nas Manifestações da Cultura Popular Brasileira e nas Estéticas e Poéticas Negrorreferenciadas na Cena Contemporânea. Atualmente desenvolve investigações e processos de formação em artes cênicas através de propostas teórico-práticas que envolvem o Teatro de Formas Animadas e as dinâmicas corporais com Máscaras Expressivas, Jogos Teatrais, Contato Improvisação, Danças Afro-brasileiras e Danças Populares Regionais como Coco, Ciranda, Frevo, Jongo, Maracatu, Batuque de Umbigada, Samba de Roda e outros.
 
osvaniltonconceicao@yahoo.com.br   Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6383129477598321



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links e Arquivos
Publicações
Galeria de ex-professores
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico