Turismo

Bacharelado

Professores

 

CORPO DOCENTE

 

Aparecida Antonia de Oliveira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1995), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com vinculo desde 1998. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação ambiental, desenvolvimento regional, políticas públicas e gestão ambiental empresarial.

 

Bruno de Souza Lima 

Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bacharel em Turismo, com ênfase em ambientes naturais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Experiências como pesquisador e docente na área de turismo e geografia, com ênfase em ambientes naturais. Interesses de pesquisas, dentre outros assuntos: turismo e meio ambiente, ecoturismo, paisagem, geossistema, geotecnologia. Atualmente, cursando doutorado em Geografia, linha de pesquisa Políticas Públicas, Dinâmicas Produtivas e da Natureza, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

 
Dores Cristina Grechi

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1998); mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UNB (2002) e Doutorado em Economia do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Foi Vice-Presidente do Fórum de Turismo Regional Caminhos da Fronteira e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Dourados, membro do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul e conselheira do Convention & Visitors Bureau. Tem experiência na área de Turismo, na coordenação de curso, onde atuou por cinco anos, além de participar do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário da UEMS, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, políticas públicas e hotelaria.

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Adamantina (1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor nível IV da UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) e consultor cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa Pós-Graduação da mesma instituição. É professor formador da Olimpíada da Língua Portuguesa no Estado de Mato Grosso do Sul. É docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto sensu em Letras e do Profletras da UEMS. Membro do Centro de Pesquisa,Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, ensino, literatura, leitura, poesia e conceitos.


Gabriel Luis Bonora Vidrih Ferreira

Doutor em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP no Projeto Temático Direito Minerário Ambiental (Convênio com a VALE S.A). Mestre em Direito Ambiental pela UEA- Universidade do Estado do Amazonas. Especialista em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Líder dos Grupos de Pesquisa LEGISLAÇÃO, GESTÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL" e DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Tem experiência na área de Direito e Gestão Ambiental, Direito Agrário, Direito Urbanístico e Direito Minerário. Atualmente ocupa a função de Chefe do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas na Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Desenvolvimento Sustentável, com concentração em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasilia (2006). Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, com concentração em política e gestão ambiental (2000). Graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Grande Dourados (1988). Atualmente é professor ajunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Planejamento Regional, Administração e de Turismo, com ênfase em Turismo Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação Ambiental Estratégica, Turismo Sustentável, Administracão, Administração Pública, Planejamento Participativo e Políticas Públicas. Exerce a Secretaria Executiva da Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e a Cultura de Mato Grosso do Sul e acumula as funções de coordenador operacional do Doutorado Interinstitucional em Economia UFRGS/UEMS e coordenação de curso de especialização em Gestão Pública UEMS/UAB.

 

Maria Cristiane Fernandes da Silva Luna

Possui graduação em Turismo com Ênfase em Ambientes Naturais e especialização em Planejamento e Gestão Ambiental com ênfase em Avaliação Ambiental Estratégica, ambos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Atualmente é doutoranda no Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-UNIDERP e bolsista de doutorado pela FUNDECT. Ministrou aulas no curso de turismo da UEMS nas disciplinas de Planejamento e Organização do Turismo em Ambientes Naturais, Planejamento e Organização de Eventos, Planejamento em Lazer e Recreação e Ética e Turismo, e possui experiência na coordenação de estágio curricular supervisionado. Já foi membro do Conselho Municipal de Turismo de Dourados e do Conselho Municipal de Defesa Ambiental e Dourados. Tem interesse na área de Planejamento Público da atividade turística e Planejamento e Gestão Ambiental.

 

Márcia Maria de Medeiros

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1996), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de Turismo, Letras, Quimica Industrial e Enfermagem. Ministra a disciplina de Historiografia Literária no Programa de Pós-Graduação em Letras da UEMS. Ministra a disciplina de Tópicos Especiais em Literatura Medieval no curso de Especialização em Letras (lato sensu) da UEMS, e Literatura Medieval em Perspectiva no curso de Especialização em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de  História, sendo sua área de estudo a História Cultural, especificamente envolvendo Idade Média.

Michel Decian Carvalho

Técnico em Agronegócios pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/DF. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em agronegócios pela FAD/MS. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD/MS. Experiência profissional em agroindústrias processadoras de proteína animal. Lecionando em nível técnico e superior.

 

Patricia Cristina Statella Martins

Possui graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Doutorado em Geografia pelo PPGG/UFGD e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ministra aulas na Graduação - Turismo - e na Pós-Graduação no curso Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Tem experiência em Coordenação de Curso bem como em disciplinas oferecidas no formato EaD. Foi membro do Conselho Municipal de Turismo de Dourados e do Fórum de Turismo de Mato Grosso do Sul, Diretora de Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Dourados e colaborou com as ações do Grande Dourados Convention & Visitors Bureau. Foi membro da Comissão Assessora do ENADE/Turismo 2012-2014. É membro do s Grupos: PLANGEDTur - Grupo de Pesquisa em Planejamento, gestão e desenvolvimento do turismo; CADEF – Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço. Atua principalmente nos seguintes temas: Paisagem e Turismo de natureza; o fenômeno do turismo e sua interface com o mercado de trabalho. Mãe de um filho. Esteve em licença maternidade em 2014. Endereço para contato: martinspatriciacristina@gmail.com.

 

Rosenery Loureiro Lourenço

Possui doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2010), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial, gestão pública, pesquisa contábil, educação pública.

 

Rúbia Elza Martins de Sousa

Possui Graduação em Turismo pela Universidade do Estado do Mato Grosso, é licenciada em Geografia pela Universidade Paulista, mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia e doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Mulher e Relações Sociais de Gênero- GEPGENERO e do Grupo de Pesquisa Espacialidades e Identidades Raciais, Étnicas, de Gênero e Sexuais. Desenvolve atualmente pesquisa na área de Geografia Cultural e Geografia Agrária com ênfase nas áreas de comunidades tradicionais, relações de gênero, turismo rural e agricultura familiar.

 

 
 
 



Notícias e Eventos
Professores
Disciplinas
Projeto Pedagógico
Estágio & TCC / Monografias
Fotos
Projetos do curso
Links, Arquivos e Publicações
Manual Acadêmico
Calendário Acadêmico