Cursos de Graduação
Possibilidades de bolsas / PIBIC Ações afirmativas
O que é?

O programa visa ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para os alunos do ensino superior, cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa.

Quem pode?

Todos os alunos regularmente matriculados até a penúltima série do curso que entraram por alguma ação afirmativa (por meio de cotas), e que não possuam mais de três reprovações nos últimos dois semestres ou no último ano.

O que é preciso?

Precisa possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (CNPq), no corrente ano.

O que não pode?

O acadêmico não pode ter vínculo familiar de qualquer espécie com o orientador, e não estar, sob quaisquer circunstâncias, inadimplente com a Divisão de Pesquisa.

O que se deve fazer?

O aluno precisa procurar um professor para orientá-lo durante o período de vigência da bolsa de pesquisa. E sob a orientação desse professor fazer uma Proposta de Trabalho de acordo com os critérios estabelecidos no edital. Assinar uma declaração (documento digitalizado/escaneado com a assinatura), constada normalmente nos anexos do edital publicado, de não receber remuneração proveniente de qualquer vínculo empregatício, e de não acumular a bolsa com quaisquer outros benefícios de agências de fomento, a partir do momento da assinatura do Termo de Aceite.

Quando abre o período de inscrições?

O edital é divulgado em março pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP).

Quando começa e termina a bolsa?

O acadêmico começa a realizar a pesquisa em agosto e termina em julho do ano seguinte, com a apresentação do projeto em um evento da instituição.

Qual o valor da bolsa?

O valor da bolsa é de R$ 400 mensais.

Onde se manter informado?

Na página da Iniciação Científica no portal da UEMS ou na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). Telefone: (67) 3902-2538


Cursos
Formas de Ingresso
Conheça a UEMS
Bolsa e auxílios
Editais
Calendário Acadêmico
Cidades
Perguntas frequentes