Cursos de Graduação
Possibilidades de bolsas / Iniciação Científica (PIBIC)
O que é?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma forma do aluno iniciar na pesquisa sob a orientação de um professor.

Quem pode?

Todo o aluno regularmente matriculado até a penúltima série em um dos cursos de graduação da UEMS, que não possua mais do que três reprovações nos dois últimos semestres ou no último ano cursado.

O que é preciso?

Precisa possuir currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes (CNPq), no corrente ano.

O que não pode?

O aluno não pode ter vínculo familiar de qualquer espécie com o orientador e estar, sob quaisquer circunstâncias, inadimplente com a Divisão de Pesquisa/ Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP)/UEMS.

O que se deve fazer?

O aluno precisa procurar um professor para orientá-lo durante o período de vigência da bolsa de pesquisa. Sob a orientação do professor é preciso fazer uma Proposta de Trabalho de acordo com os critérios estabelecidos do edital Assinar uma declaração (documento digitalizado/escaneado com a assinatura), constada normalmente nos anexos do edital publicado, de não receber remuneração proveniente de qualquer vínculo empregatício, e de não acumular a bolsa com quaisquer outros benefícios de agências de fomento, a partir do momento da assinatura do Termo de Aceite.

Quando abre o período de inscrições?

O edital é divulgado em março pela PROPP.

Quando começa e termina a bolsa?

O acadêmico começa a realizar a pesquisa em agosto e termina em julho do ano seguinte, com a apresentação do projeto em um evento da instituição.

Qual o valor da bolsa?

O valor da bolsa é de R$ 400 mensais.

Onde se manter informado?

Na página da Iniciação Científica no portal da UEMS ou na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). Telefone: (67) 3902-2538


Cursos
Formas de Ingresso
Conheça a UEMS
Bolsa e auxílios
Editais
Calendário Acadêmico
Cidades
Perguntas frequentes