UEMS em Foco

08/05 - Marcos Antônio de Oliveira [Campo Grande]
09/05 - Elizabeth Dias Rode [Dourados]

Tire dúvidas sobre abreviações

As abreviações utilizadas na língua revelam o ritmo acelerado da vida moderna, que faz com que se economizem palavras e tempo, mediante uma comunicação mais rápida, que reduz frases, expressões e palavras. Veja exemplos de algumas palavras que são bastante usadas na comunidade acadêmica, de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da  Academia Brasileira de Letras (ABL):
M.e – mestre
M.a – mestra
Ms. – manuscrito
MS. – manuscrito
D.r – doutor
Drs. – doutores
D.ra – doutora
Dr.as – doutoras

Observe que segundo a Academia Brasileira de Letras, “Ms.” ou “MS.” são abreviaturas de “manuscrito”. Entretanto, sempre achei as formas “M.e” e “D.r” um tanto quanto estranhas, para não dizer esteticamente intragáveis.
De onde vem então o “MSc.” E o “PhD.”?
A Academia Brasileira de Letras apresenta no VOLP as reduções das palavras em latim Scientiae Magister e Philosophiae Doctor como:
Sc.M. – Scientiae Magister (mestre de/em ciência)
Ph.D. – Philosophiae Doctor (doutor de/em filosofia)

Entretanto, a confusão aqui reside no fato de que “MSc.” é a abreviação de “Master of Science” (mestre em ciências) e que “PhD.” é a redução de “Philosophy Doctor” (doutor em filosofia), que são as abreviaturas e títulos conferidos aos que concluem, respectivamente, os cursos de mestrado e doutorado, em diversas áreas, em países de língua inglesa.

PROEC/UEMS prorrogada as inscrições de Bolsistas de Extensão - PIBEX

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) prorroga as inscrições para seleção bolsista PIBEX até o dia 10 maio de 2015, conforme edital nº 017/2015.

Saiba +

UEMS avança na interiorização da Educação por meio da EaD

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul tem cumprido com eficiência uma de suas primeiras e principais metas: a interiorização do ensino superior no Estado. O sucesso dessa trajetória tem sido consolidado, em grande parte, através da utilização da Educação a Distância pela Universidade. Por meio de uma Assessoria de Educação a Distância (AEAD), a UEMS, juntamente com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e com apoio de prefeituras, tem transformado a realidade de acesso ao Ensino Superior em diversos municípios de MS.
Veja +

Editora da UEMS disponibiliza três novos e-books

A Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) disponibilizou mais três e-books em sua página. Os títulos publicados foram:  Fundamentos básicos do Espeleoturismo (Heros Augusto Santos Lobo); O curso de enfermagem da UEMS: Um estudo da primeira turma de egressos - 1988 (Lourdes Missio); e  DOF (Departamento de Fronteira): Um estudo de integração de polícias civil e militar (André Martins Barbosa). Os livros podem ser acessados para leitura on-line e também estão disponíveis para download.

A Editora da UEMS foi criada com o intuito de incentivar e apoiar a produção e publicação de trabalhos técnicos/científicos, livros, textos resultantes de pesquisa, além de textos didáticos e culturais.

Saiba +

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL