Logomarca
O logotipo da UEMS, estampado na fachada do prédio principal na sede, foi escolhido através de concurso público, sendo o projeto vencedor de autoria de Ricardo Alexandre Leite Martins.
Reproduzimos na íntegra o Memorial Descritivo apresentado pelo autor em 1994, data do concurso: "A Universidade Estadual, recém criada, mostra ser um esforço a mais do conhecimento, na afirmação do já existente e na integração do ser humano junto a uma sociedade. Este logotipo propõe-se a sintetizar num signo visual estilizado estes três objetivos: por ser uma imagem que associa ao nome UEMS a idéia de dinamismo e corrida em direção à frente, ao futuro, consegue ligar à Universidade a idéia de jovialidade . Os jovens, num primeiro momento, passam uma mensagem que resume em si mesma velocidade, a busca incansável pelo difícil (embora não impossível) e o desejo de prosseguir mesmo diante de obstáculos. Num segundo instante, transmitem um desejo de vasculhar o desconhecido, de saciar sua curiosidade e este é um dos objetivos (se não for o principal) da Universidade Estadual: a Pesquisa. O uso dos círculos nas laterais do nome UEMS objetivam a limitação do campo visual e buscam dar suporte à primeira parte do logotipo. O uso da cor vermelha no corpo do humano estilizado (particularmente na área que representa o tórax), sugere a idéia de movimento, dinâmica e excitação - qualidades claramente evidentes numa sociedade que não pára e que transmite isso para seus estudantes."

Catálogo de Fontes
Dados e Números