Assessoria de Comunicação Social

Sala de Imprensa

Olá, colega jornalista! Seja bem-vindo a Sala de Imprensa da UEMS. Reunimos algumas informações sobre a Universidade que podem ajudar no trabalho de vocês. Caso a informação que você procura não esteja aqui, nos envie um e-mail para: imprensa@uems.br ou imprensauems@gmail.com.

UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi implantada em 1993, mas sua história começou em 1979 quando foi concebida já na primeira Constituinte do Estado.

Conheça mais sobre a história da UEMS. Neste link você encontra o livro e os vídeos elaborados em alusão aos 25 anos da Universidade: http://www.uems.br/25-anos/

Onde estamos

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está presente em 22 municípios de Mato Grosso do Sul. A Universidade possui 15 unidades e sete polos de Ensino a Distância.

Unidades Universitárias: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Polos EaD: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Camapuã, Japorã, Miranda e Paranhos.

Cepex

A UEMS ainda conta com 11 Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão (Cepex), que são referência em diversas áreas na Universidade.

http://www.uems.br/cepex

Cursos

Hoje são oferecidos 57 cursos de graduação presencial, três na modalidade EaD e 22 cursos de Pós-Graduação entre especializações, mestrados e doutorados.

Graduação: http://www.uems.br/graduacao

Pós-graduação: http://www.uems.br/pos_graduacao

Estude na UEMS

Hoje a UEMS não tem vestibular, a principal forma de ingresso em um dos cursos de graduação é através do SiSU - Sistema de Seleção Unificada que utiliza as notas do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio para avaliação dos candidatos. O SiSU é o Sistema Informatizado do Ministério da Educação. A UEMS participa do processo de seleção sempre uma vez ao ano, no primeiro semestre do ano letivo vigente. ingresso@uems.br

A UEMS também oferece o Processo Seletivo UEMS (PSU) que é gerenciado pela Universidade. O PSU é utilizado quando o curso não tem mais candidatos na lista de espera do SISU e ainda existem vagas ociosas. Este processo exige que o candidato tenha participado do ENEM (2011 a 2019). ingresso@uems.br

Também oferecemos a opção de Transferência Externa, processo destinado a alunos matriculados regularmente em outras instituições de ensino superior. Este processo é realizado via edital próprio da UEMS e somente quando há vagas existentes em seus cursos de graduação. E também oferecemos a seleção para Portadores de Diploma, destinada a candidatos com diploma de curso de Ensino Superior, reconhecido ou autorizado pelo MEC ou Conselho Estadual de Ensino. Este processo é aberto mediante edital interno. dra@uems.br

Cotas

A UEMS é a primeira Universidade do Brasil a garantir a inclusão de indígenas (10% das vagas) em todos os cursos de graduação. Somos a terceira a Universidade do País a adotar cota racial (20% das vagas) em todos os cursos de graduação.



Anexos:

Materiais de divulgação
Jornalismo Científico
Equipe
Atribuições
Solicitação de Matérias
Solicitação de Coberturas
Solicitação de Artes
Redes Sociais
Sala de Imprensa
Manuais ACS
Catálogo de Fontes
UEMS na Mídia
Logomarca
Manual do uso da Marca