Estude na UEMS

 

Seja bem-vindo(a), acadêmico(a)

Nossa Universidade tem orgulho em saber que você escolheu tornar realidade o sonho de concluir o Ensino Superior conosco.   Nosso corpo docente e técnico é altamente qualificado profissional com sólida formação técnica e humana para proporcionar a você a melhor vivência universitária!

 

 

Convocações e Bancas de Verificação Fenotípica

Processos Seletivos 2021

 

 

 A UEMS realizou a recepção virtual aos calouros nos dias

27, 28 e 29 de Abril

 PROINCA é a sigla para o Programa Institucional de Inclusão do Calouro.

 É realizado anualmente no início do Calendário Letivo para novos alunos!

 Todos os eventos, orientações e apresentações culturais

foram transmitidos pelo Canal Oficial da UEMS no Youtube

e você assiste clicando nos links abaixo.


 Abertura Oficial do Ano Letivo

"Cordel do Amor sem Fim" - Apresentação Teatral

Live Palestra com Esmael Alves de Oliveira (FCH/UFGD) e Peça com Videodança

 

A UEMS

Missão

Gerar e disseminar o conhecimento, com vistas ao desenvolvimento das potencialidades humanas, dos aspectos político, econômico e social do Estado, e com compromisso democrático de acesso à educação superior e o fortalecimento de outros níveis de ensino, contribuindo, dessa forma, para a consolidação da democracia.” 


Estamos presente em 15 cidades com as Unidades Universitárias (Conheça nossas Unidades Universitárias e seus cursos no link: http://www.uems.br/graduacao)  e 13 cidades com polos de Educação a Distância (Conheça nossos polos, link: Polos EaD UAB-UEMS 

 

 

Nossos cursos

Abrangem as áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ensino em Ciências Humanas, Ensino em Ciências Naturais. (Conheça nossos cursos de graduação, link http://www.uems.br/graduacao

Unidade de Dourados

 

Unidade de Amambai

 

Unidade de Aquidauana

 

Unidade de Campo Grande

 

Unidade de Cassilândia

 

Unidade de Coxim

 

Unidade de Glória de Dourados

 

Unidade de Ivinhema

 

Unidade de Jardim

 

Unidade de Maracaju

 

Unidade de Mundo Novo

 

Unidade de Naviraí

 

Unidade de Nova Andradina

 

Unidade de Paranaíba

 

Unidade de Ponta Porã

 

 

Acesse a página do seu curso para mais informações!

 

 

PROINCA VIRTUAL – CALOURO, FIQUE NA UEMS! CONECTADO! PRESENTE!

O Programa de Inclusão do Calouro (PROINCA) está de volta na UEMS e, desta vez, a iniciativa tem o intuito de veiculação de Informações e Orientações importantes para o estudante que ingressa na vida acadêmica em 2021, ano em que as atividades da Universidade se iniciam de maneira remota. Em respeito aos protocolos de distanciamento social e o plano de biossegurança Institucional em desenvolvimento, medidas adotadas durante a pandemia da COVID – 19,  a Universidade está preparada para receber você, Calouro, estudante que chega para ficar conectado com a UEMS!

O PROINCA tem como objetivo geral proporcionar aos ingressantes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, acolhimento virtual no período do Ensino Remoto, medida emergencial impulsionada pelo período da pandemia, bem como, organizar e oferecer atividades culturais  e palestras tematizadas por áreas e assuntos que farão parte do cotidiano do/a Estudante Universitário da UEMS; enfatizar a importância do diálogo entre Gestão Universitária e Comunidade Acadêmica como forma de amparo e difusão de informações e orientações na vida acadêmica. As atividades  serão feitas de forma remota, com transmissão pelo YouTube da UEMS, no dia 27/04/2021. No período de  28/04 e 29/04  as atividades remotas de interação ocorrerão nas unidades e cursos.

 

 

ENSINO REMOTO


O ENSINO REMOTO, formato adotado pela UEMS em 2020 e, inicialmente em 2021, é uma adaptação para o sistema online do conteúdo formulado para ser objeto de estudo presencial, buscando  a diversificação metodológica da oferta dos conteúdos para um melhor aproveitamento dos alunos/as. Para tanto, ocorreu a flexibilização dos cursos em relação aos Calendários Acadêmicos, adequando-os aos cursos; reorganização da oferta de disciplinas de forma anual, semestral, condensadas ou em módulos; mudanças no sistema de registro de frequência e formas de avaliação; alteração do Regimento Geral de Graduação permitido suspensão de disciplinas e trancamento de matrículas a qualquer época, respeitando as especificidades dos cursos e  particularidades regionais da  instituição que está presente em todo estado de Mato Grosso do Sul.

No ensino remoto, as aulas são à distância de forma síncrona e assíncrona, mas ocorrem no mesmo dia e horário que aconteceriam presencialmente, ou de acordo com cronogramas elaborados pelo curso, com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) realizadas pelo professor/a responsável pela disciplina. A UEMS utiliza de forma institucional o Moodle e o Google Meet.  Em suma, as aulas remotas são uma adaptação Plano de Ensino da modalidade presencial para o formato digital. 

 

 

BANCA DE VERIFICAÇÃO FENOTÍPICA  (COTAS PARA NEGROS/AS)


 A Política de Cotas para Negros com reserva de 20% das vagas nos cursos de graduação da UEMS conforme  Lei Estadual nº 2.605, de 06 de outubro de 2003. Negro/a define-se como pessoa preta ou parda segundo a terminologia conceitual utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para garantir a efetividade do direito as vagas reservadas para negros/as, desde 2013 a UEMS utiliza-se de bancas de verificação fenotípica. Entende-se Verificação Fenotípica, como uma ação complementar a autodeclaração dos candidatos negros (pretos e pardos), por aferição presencial e/ou virtual para fins de preenchimento de vagas nos cursos de graduação, pós-graduação e provimentos de cargos públicos da UEMS. O uso de bancas de Verificação Fenotípica pauta-se pelos documentos jurídicos e princípios históricos basilares da equidade e tem como finalidade garantir a publicidade, ampla defesa e contraditório. Compõem as bancas: docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação e pós-graduação cotistas da UEMS, egressos cotistas e/ou membros da sociedade civil organizada ligada a questões étnico-raciais.

A Banca de Verificação Fenotípica utilizará exclusivamente o critério fenotípico para aferição da condição declarada pelo candidato à vaga reservada para negros/as. Fenótipo define-se como o conjunto de características visíveis do indivíduo, predominantemente, a cor da pele (preta ou parda), a textura do cabelo (crespo ou enrolado) e o formato do rosto (nariz largo e lábios grossos e amarronzados), as quais, combinadas, permitirão validar ou invalidar a condição étnico-racial afirmada pelo candidato autodeclarado negro (preto ou pardo), para fins de ocupação de vaga objeto de cotas ou reserva. Durante o procedimento de verificação presencial ou virtual, será vedado ao candidato o uso de quaisquer acessórios tais como boné, chapéu, óculos de sol, maquiagem, entre outros, que impeçam, dificultem ou alterem a observação de suas características fenotípicas.

 

 



EDITAL Nº 003/2021/DRA/UEMS
EDITAL Nº 003/2021/DRA/UEMS - Anexo V (PSV)
EDITAL Nº 003/2021/DRA/UEMS - Anexo V (PSP)
Proinca Arte
EDITAL Nº 009/2021/DRA/UEMS - RESULTADO DOS RECURSOS AOS PARECERES DAS BANCAS DE VERIFICAÇÃO FENOTÍ
EDITAL Nº 006/2021/DRA/UEMS - RESULTADO DOS PARECERES DAS BANCAS DE VERIFICAÇÃO FENOTÍPICA DA 1ª CH
EDITAL Nº 004/2021/DRA/UEMS - PRORROGA O PRAZO PARA ENVIO DO VÍDEO
Dourados-
Amambai-
Aquidauana-
Campo Grande-
Cassilândia-
Coxim-
Glória de Dourados-
Ivinhema-
Jardim-
Maracaju-
Mundo Novo-
Nova Andradina-
Paranaíba-
Ponta-Porã-
Naviraí-
EDITAL Nº 011/2021/DRA/UEMS - RESULTADO DAS BANCAS FENOTÍPICAS DE RECURSOS DOS CANDIDATOS
EDITAL Nº 020/2021/DRA/UEMS
EDITAL Nº 021/2021/DRA/UEMS
EDITAL Nº 022/2021/DRA/UEMS

Processo Seletivo Vestibular
Processo Seletivo Permanente
Processo Seletivo EaD
Matrículas 2021
Editais Anteriores
Cursos de Graduação
Calendário Acadêmico
Bolsas e Auxílios
Fale conosco