Núcleo de Ensino de Línguas

Apresentação

HISTÓRICO E MISSÃO

O Núcleo de Ensino de Línguas (NEL) foi criado em 2012, como projeto de extensão, tendo como coordenação e colaboração docentes efetivos do Curso de Letras da UEMS de Campo Grande. Desde seu início, o NEL conta com uma equipe especializada, formada por doutores e mestres da instituição, com larga experiência acadêmica e profissional no ensino e aprendizagem de línguas, envolvidos em projetos de pesquisa em nível nacional e  internacional.

A justificativa principal para a criação do NEL é o compromisso da UEMS em retornar à sociedade os conhecimentos produzidos internamente, o que vem a ser uma das principais vocações da universidade pública.

Em 2018, o NEL passou a fazer parte da estrutura organizacional da UEMS, integrando a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC).

http://www.uems.br/pro_reitoria/extensao 

A PROEC tem por missão "promover a interação e a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento social, cultural, artístico, científico, econômico e político.

 

SERVIÇOS OFERECIDOS

O NEL promove cursos de línguas estrangeiras modernas (inglês, espanhol e francês), clássica (latim), libras, produção de texto,  introdução à semiótica e introdução à pesquisa científica para a comunidade externa, na qual a universidade está inserida, bem como a comunidade interna da UEMS, no intuito de promover o ensino e a aprendizagem de línguas com qualidade e baixo custo. Outra importante dimensão do projeto é promover o contato do aluno com o universo sócio-cultural da língua-alvo, por meio de documentos autênticos e emprego de novas tecnologias da comunicação e educação.


O NEL também é centro de elaboração e aplicação de Exames de proficiência para ingresso em programas de pós-graduação. Os exames são oferecidos nos seguintes idiomas: inglês, espanhol, francês e português língua estrangeira.

Para maiores informações acesse Proficiência.

 

PÚBLICO-ALVO

Comunidade externa: estudantes, professores da rede pública e privada de ensino, pesquisadores, profissionais liberais e toda e qualquer pessoa interessada nos cursos e/ou nos exames de proficiência.

Comunidade interna: acadêmicos, servidores e terceirizados da UEMS

 

NORMAS E RESOLUÇÕES

O Núcleo de Ensino de Línguas é regido por Normas e Resoluções. Clique para conhecê-las.

Instrução Normativa 004/2018 - NEL



Anexos:
Instrução Normativa 004/2018 PROEC/NEL/UEMS


Apresentação
Cursos e Horários
Contato e Endereço
Inscrição
Pagamento
Informações Adicionais
Aluno UEMS
Equipe
Fotos
Conteúdo Programático
Proficiência