UEMS entrega máscaras em auxílio à população indígena de Dourados

Por: Rubens Urue | Postado em: 17/04/2020

Um grupo de mulheres solidárias vinculadas à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está produzindo, desde o último dia 3 de abril, máscaras de proteção com foco na distribuição junto a órgãos responsáveis pela saúde indígena em Dourados. O grupo é formado por servidoras e demais colaboradoras da instituição, agregando, também, integrantes da comunidade externa. A iniciativa coordenada pelas voluntárias já produziu um total de 1.200 máscaras.

A primeira etapa da produção foi entregue, no último dia 9 deste mês, no Hospital Porta da Esperança, que atende a população da Aldeia Jaguapiru. Na ocasião foram repassadas 600 máscaras caseiras para serem distribuídas aos indígenas que buscam atendimento médico no local. A entrega foi realizada pelo reitor, Laércio de Carvalho, juntamente com algumas das integrantes do grupo de mulheres solidárias, a docente Erika Ferri e a colaboradora Jandira Pedroso.

Entrega de máscaras no dia 9 de abril no Hospital Porta da Esperança.

Na manhã desta sexta-feira (17) foi realizada outra entrega dos itens no Polo Base da Saúde Indígena de Dourados. Na ação, 500 máscaras de proteção produzidas pelo mesmo Grupo de Colaboradoras foi entregue ao Polo, em ação novamente acompanhada pelo reitor da UEMS. "Este é o resultado de um esforço conjunto de mulheres que, de forma solidária, se dedicam a ajudar as pessoas mais vulneráveis de nosso município. A população indígena precisa desse apoio", destaca Laércio de Carvalho.

Entrega dos itens no Polo Base da Saúde Indígena de Dourados.

Para a coordenadora técnica do Polo-Base, Indianara Ramires Machado, os itens doados são fundamentais nas ações de saúde desenvolvidas pela Instituição. "Agradeço a entrega em nome da população indígena das aldeais de Dourados. Vejo esta ação sob um olhar de fortalecimento, parceria e união entre a UEMS e o Polo-Base. Muitas famílias serão beneficiadas com estes itens", ressaltou Indianara, que é egressa do curso de Enfermagem da UEMS.

O excedente das máscaras também foi distribuído gratuitamente às pessoas na fila de uma agência bancária do centro de Dourados. Foram doadas dezenas de máscaras aos cidadãos que estavam transitando pelo local, que agradeceram prontamente a oportunidade de receber os itens, que garantem a proteção de saúde individual, reduzindo a transmissão do novo coronavírus.

"Eu acho muito importante essa ação da UEMS. Vim aqui ao banco sacar dinheiro e estava me sentindo insegura sem máscara. Agradeço a vocês", relata a aposentada Maria Alvina de Souza, que também levou uma máscara para seu esposo.

Para a técnica da UEMS, Simone Rocha, voluntária que produz as máscaras “o grupo segue unido pelo propósito de colaborar com a confecção das máscaras de modo que cada voluntária colabora com aquilo que sabe fazer. Recebemos doações de materiais e elaboramos as máscaras de nossas residências. É muito gratificante fazer algo pelo próximo”, reconhece.

-

 

 

 


Anexos: