23º Congresso do DCE/UEMS ocorre de 21 a 24 de abril em Amambai

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 20/04/2022

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS) realiza de 21 a 24 de abril o 23º Congresso Universitário, que será realizado no município de Amambai/MS e terá como tema "O Papel da Juventude Brasileira na Defesa da Democracia, Diversidades e Direitos Sociais". O evento conta com o apoio das entidades de classe de servidores da UEMS: Aduems (Associação dos Docentes da UEMS) e do Sintuems (Sindicato dos Técnicos da UEMS), além de entidades de âmbito nacional como o Andes-SN (Sindicato Nacional) e a UNE (União nacional dos Estudantes). A Reitoria da UEMS também é parceira desta ação.

De acordo com a Coordenadora Geral, Bruna Arantes, o 23° Congresso Universitário DCE/UEMS de 2022, traz uma interação importante para a Comunidade Acadêmica. “Os discentes podem se reunir com todas Unidades Universitárias da UEMS, integrar discussões e amadurecimento da vida política. Viver é um ato político! Esse ano estamos mais juntos do que nunca, os técnicos, os professores e a pós-graduacão. A função social da universidade pública, é levar isso para sociedade e transformar realidades e sonhos de nossos discentes. Poder influir nos rumos e destinos de MS e do Brasil. O momento exige isso de nós, uma postura ética e dialogada com todos, pois os riscos e danos ao regime de liberdades e à Democracia, é realidade muito presente”, destaca.

“Por isso, nossas mesas temáticas, serão compostas com toda Comunidade Universitária (os técnicos da educação de nível superior, professores (as), alunos (as), para debater política e a importância dela em nossas vidas. A Educação Pública precisa de nós, por isso, todos estão convidados a somar esse ambiente de debates e alegrias com o Movimento Estudantil. Desse 23° Congresso, resultará uma Carta dos movimentos populares, sindical e estudantil para sociedade Sul-mato-grosssense. "A Carta de Amambai" dará contribuições reais diante desse momento histórico. Todos estão convidados (as)!”, ressalta o Coordenador Geral, Reinaldo Rodrigues.

O Congresso Universitário do DCE/UEMS é órgão máximo de deliberação da entidade, com caráter de Assembleia geral, no qual a coordenação executiva e os/as estudantes regularmente matriculados/as na UEMS se reúnem para eleger uma nova coordenação, dentre outros processos internos, como discussão e alteração do seu estatuto, por exemplo.

Por meio do DCE, os(as) estudantes da UEMS podem adquirir mais força na cobrança de direitos, cobrar qualidade do ensino e respeito à categoria dos discentes. O DCE, de acordo com sua definição, é o espaço de luta pela democracia e pela construção de uma sociedade mais crítica e consciente. Haverá ônibus disponibilizado para transporte dos estudantes (confira AQUI os municípios, locais e horários de embarque). As dúvidas sobre o ITINERÁRIO dos ônibus devem ser esclarecidas com a coordenação do DCE.

A programação do Evento segue abaixo.