Abruem organiza seminário on-line sobre “Desafios do Ensino Remoto Emergencial no Ensino Superior”

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 19/11/2020

A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizará nos dias 25 e 26 de novembro Seminário com a temática "Desa­fios do Ensino Remoto Emergencial na Educação Superior". O evento, que será mediado por tecnologias, ocorrerá durante os períodos matutino e vespertino. O Seminário está sendo organizado pela Abruem e a Universidade de Pernambuco (UPE) será a responsável pela transmissão. Para acompanhar as transmissões acesse www.abruem.org.br , não é necessário fazer inscrição.

Diante da pandemia da covid-19, as universidades mundo afora se viram com o desa­o de se reinventaram e anteciparem em anos novos processos de ensino-aprendizagem.

O ensino mediado por tecnologias acabou sendo a solução para a continuidade das aulas durante esse período e tem se aprimorado a cada dia. Muitas universidades já trabalhavam com ensino à distância há anos, no entanto, a pandemia fez com que elas tivessem que se adequar, readequar, aprimorar e reaprender técnicas para a implementação do que chamamos de ensino mediado por tecnologias da informação e da comunicação.

Diante deste contexto e cenário vividos neste ano de 2020, a Abruem decidiu realizar o Seminário para discutir amplamente as realidades da Educação Superior nestes oito meses de pandemia e as perspectivas para o pós-pandemia. De acordo com o presidente da Abruem, Rodrigo Zanin, o Seminário é fundamental para mostrar a unidade das universidades estaduais e municipais, sobretudo neste momento em que todas estão enfrentando os mesmos desa­fios relacionados à oferta de ensino mediada por tecnologia.

"Algumas universidades estão mais adiantadas neste processo de ensino remoto, outras ainda em fase de implementação, mas todas compartilham o mesmo desa­fio imposto pela realidade da pandemia", explica o presidente.

Consta da programação do Seminário, palestra abordando a temática do evento, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Bielschowsky, e pelos reitores das Universidades Estaduais de Campinas e da Paraíba, Marcelo Knobel e Antônio Guedes Rangel, respectivamente. Também haverá, ao longo do evento, apresentações e palestras das Câmaras Técnicas da Abruem, todas relacionadas à realidade da educação durante a pandemia do novo coronavírus.

Seminário Abruem
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: a partir das 9h
Link da transmissão: www.abruem.org.br