Acadêmicos da UEMS em Mundo Novo participam de visita técnica ao complexo da Usina de Itaipu

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 19/05/2017

Acadêmicos no complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu

Os acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Mundo Novo, participaram de visitas técnicas especiais ao complexo da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional (Usina, Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista), ao Parque Nacional do Iguaçu e ao Parque das Aves na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. As atividades foram realizadas nos dias 5 e 6 de maio.

De acordo com a Professora Doutora Elaine Antoniassi Luiz Kashiwaqui, além de integrar os acadêmicos dos cursos oferecidos pela Unidade, a viagem propiciou o aprimoramento dos conhecimentos de Ecologia e Biologia da Conservação, Impactos Ambientais e Educação Ambiental. Durante as visitas,os acadêmicos participaram de palestras sobre as políticas ambientais da Itaipu Binacional, relacionadas à gestão ambiental (manejo, conservação e preservação do patrimônio histórico), à responsabilidade social da Itaipu com os 15 municípios afetados pelo alagamento do reservatório (lembrando que Mundo Novo faz parte desse grupo), como também, sobre a importância do Parque Nacional do Iguaçu e do Parque das Aves, ambos inseridos em um dos maiores remanescentes de Floresta Atlântica do Brasil.

"Os alunos vislumbraram a dimensão da Usina de Itaipu, a beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, que é um Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, e conheceram alguns representantes da fauna e flora brasileira, além de comparar os efeitos da influência antrópica no ambiente natural", explicou a docente.

As visitas técnicas contaram com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

*Informações da UEMS de Mundo Novo