Acadêmicos de graduação terão novo acesso à sistemas digitais da UEMS

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 01/04/2021

A Diretoria de Informática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) atualizou os procedimentos de acesso da comunidade discente aos sistemas on-line da Universidade. As alterações vão unificar procedimentos, facilitando acesso, além de proporcionar aos acadêmicos um e-mail institucional.

A partir de segunda-feira (05 de abril), o usuário para login dos alunos da graduação será alterado. Atualmente os alunos da graduação utilizam o RGM (Registro Geral de Matrícula) para acessar o SAU, entre outros sistemas internos; com a alteração os alunos acessarão com o CPF. A senha permanecerá a mesma, somente o RGM deverá ser substituído pelo CPF.

Os sistemas que sofreram essa alteração e deverão ter a substituição do RGM pelo CPF são: Sistema Acadêmico da UEMS (SAU), Portal CAFé, Conferência Web - RNP, Sistema de Eleições, Sistema da Biblioteca. Os sistemas que continuam com o acesso pelo RGM e mesma senha são: Office 365 online e o Microsoft Teams.

Essa troca do RGM pelo CPF será executada entre os dias 01 e 04 de abril, por isso a DINF ressalta que nestes dias, o acesso à estes sistemas estará instável.

Neste primeiro momento, a alteração será somente para alunos da graduação, veteranos. Novos acadêmicos e alunos de pós-graduação terão orientações específicas em breve.

E-mail institucional

A UEMS está disponibilizando aos seus alunos de graduação e pós-graduação o acesso à um e-mail institucional da plataforma Google. O e-mail será o cpf@academicos.uems.br (CPF do aluno) e disponibilizará outras ferramentas para a comunidade acadêmica, como G Suite for Education.

Para cadastrar, os alunos deverão seguir um passo-a-passo, disponibilizado pela DINF, que está disponível abaixo.

Para a utilização do e-mail institucional, os acadêmicos devem conhecer os procedimentos e orientação definidos na INSTRUÇÃO NORMATIVA/RTR/UEMS N° 001/2020, de 17 de novembro de 2020, sobre o correio eletrônico (e-mail) institucional.

Em caso de dúvidas ou problemas com a senha de acesso envie mensagem para informatica@uems.br ou pelo Help Desk (na página da UEMS). A DINF está à disposição para tirar suas dúvidas.