Acadêmicos de Tecnologia em Prod. Sucroalcooleira realizam visita técnica a usina em Vicentina

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 03/12/2019

Os acadêmicos do Curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Glória de Dourados, sob orientação do professor Fernando Camilo do Carmo, participaram de uma visita técnica realizada na Unidade Processadora de Cana-de-Açúcar CEV – Central Energética Vicentina.

Essa Usina, localizada no município de Vicentina/MS, tem como particularidade em seu processo de extração de caldo de cana-de-açúcar, a difusão. Na oportunidade os acadêmicos conheceram o difusor e toda a linha de produção, desde o preparo da cana até a produção final de etanol e sua armazenagem. Outro fator importante visto e discutido foi a integração setorial, pois uma empresa é formada por diversos setores e o nível dessa integração é um fator preponderante para sua eficiência produtiva.

Este tipo de visita é muito importante para a formação acadêmica e é visto pelos professores da Unidade de Glória de Dourados sobre dois principais objetivos: “Diminuir a lacuna existente entre a academia e o setor de produtivo, pois muitas situações apresentadas em sala são melhores assimiladas quando vivenciadas. E, formar a competência dos acadêmicos no que se diz respeito a suas habilidades, a academia é o lugar onde se vai para aprender, sinônimo de conhecimento, porém oferece diminutas oportunidades para formação de suas habilidades”.