Alunos de Geografia da UEMS/CG realizam atividade em parceria com AGRAER

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 03/10/2019

Nos dias 23 e 30 de setembro de 2019, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande, recebeu a visita do técnico em Agropecuária e acadêmico de Engenharia Ambiental, Eder Milton Vasques, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) e da Engenheira Agrimensora Ilse Elizabet Dubiela Junges, da Associação Sul-mato-grossense de Engenheiros Agrimensores (ASMEA). Os dois estiveram na unidade para desenvolver uma atividade prática na disciplina de Topografia e Georreferenciamento, com alunos e professores do curso de Geografia Bacharelado.

A professora Viviane Capoane, que ministra esse matéria no curso de Geografia da UEMS, ressaltou a importância do exercício prático. “A intenção da visita foi que os alunos tivessem contato com profissionais que atuam na área de topografia e georreferenciamento, bem como com os equipamentos que são utilizados nos levantamentos topográficos. Uma das ações realizadas consistiu no Georreferenciamento do Campus da UEMS, utilizando o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), com o método de posicionamento cinemático em tempo real (RTK). O receptor utilizado para a atividade foi o Trimble R8s”, explicou a professora Viviane Capoane.

Para o coordenador do curso de Geografia Bacharelado, professor Ariton Aredes, esse tipo de contato mostra aos alunos a importância da prática de campo na Geografia e como os profissionais de áreas correlatas utilizam os equipamentos necessários para subsidiar o planejamento territorial. “Vale ressaltar que as atividades práticas estão presentes em mais de 60% das disciplinas do curso”, ressaltou o professor Ariton Aredes, que ainda destacou a parceria entre UEMS, AGRAER e ASMEA desde 2017, com objetivo de aumentar a qualidade da formação de profissionais bacharéis em Geografia.

Colaboração de Diego Marcos, estagiário