Alunos de Geografia da UEMS/CG visitam cidades paulistas em pesquisa de campo

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 12/09/2017

Fotos no Memorial da América Latina

Entre os dias 6 e 10 de setembro, alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Campo Grande, realizaram um viagem como atividade de campo. Foram visitadas as cidades de São Paulo, Presidente Prudente, Álvares Machado e Três Lagoas para pesquisa de campo da disciplina Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia II, coordenada pelo professor doutor Paulo Fernando Jurado da Silva, com a participação das professoras Mara Lúcia Falconi da Hora Bernardelli e Nathália Soares.

A viagem contou com o apoio de diversos profissionais e instituições. Em São Paulo, os professores Melissa Steda e Gilmar Soares, da Universidade de São Paulo (USP) ministraram palestras aos alunos da UEMS, com informações sobre a cidade. Já a professora Érika Nesta da Universidade Estadual Paulista (UNESP) demonstrou a dinâmica física da cidade de Presidente Prudente, no laboratório de solos da instituição e trabalhou o sentido da práxis geográfica por meio da apresentação de pesquisa desenvolvida na Inglaterra. Também em Presidente Prudente e Álvares Machado, o professor Caetano Silva apresentou a dinâmica do urbano e da historicidade desses locais.

Na cidade de Três Lagoas o grupo foi recebido pela professora doutora Rosemeire Aparecida Almeida, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que abordou a questão agrária na região do bolsão. A viagem terminou com o professor doutor Cristovam Henrique apresentando a questão econômica, industrial e ambiental de Três Lagoas. “Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer temas trabalhados em sala de aula na prática empírica, a exemplo da industrialização, urbanização, meio ambiente, economia, uso corporativo do território, segregação socioespacial, questão agrária, entre tantas outras abordagens e matérias da Geografia”, comentou o professor Paulo Jurado.

O grupo visitou diversos locais no campo como a Estação Júlio Prestes, Sala São Paulo, Teatro Municipal Luz, Avenida Paulista, MASP, Memorial da Resistência, Conjunto Nacional, Brooklin Novo, Morumbi entre outros espaços na capital paulista que dizem respeito às transformações no tecido urbano da metrópole. Em Presidente Prudente foram estudados diversos locais como o centro da cidade, bairros populares, residenciais de alto padrão, Centro Cultural Matarazzo, demonstrando a dinâmica de crescimento econômico e a importância da cidade como nó da rede urbana na região, bem como o processo de aglomeração com a cidade de Álvares Machado. “Encerramos em Três Lagoas, com visita ao contexto urbano da cidade, distrito industrial e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul”, contou o professor Paulo.

Com informações do Professor Paulo Jurado

Fotos de Guilherme Espindola Junior