Alunos de Medicina da UEMS participam de festividades na comunidade Tia Eva

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 18/05/2017

Alunos de Medicina na comunidade Tia Eva

Alunos de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estão participando das ações da Festa São Benedito na comunidade Tia Eva, em Campo Grande, que acontece entre 12 e 27 de maio. Os acadêmicos desenvolvem o projeto de extensão “Conhecendo, aprendendo e contribuindo com a comunidade quilombola tia Eva Maria de Jesus”, junto aos moradores.

Na abertura da Festa de São Benedito, que aconteceu no último dia 12, participaram os acadêmicos Melissa Rodrigues e Bárbara Marcula, do 2 º ano de Medicina e Jefferson Mota, do 3º ano , que fazem parte do projeto de extensão. Os alunos João Vitor Braga e Vitor Luís, ambos do 1º ano, interessados em participar do projeto, também estavam presentes.

Durante as festividades da comunidade, os alunos de Medicina da UEMS farão palestras sobre saúde direcionadas aos moradores locais. Nos dias 16 e 19 de maio as palestras serões sobre o tema “Álcool e Drogas”. No dia 17 de maio, o tema será “Planejamento Familiar”. As intervenções ocorrem no Salão Coletivo da comunidade.

Projeto de Pesquisa

O projeto prevê uma pesquisa traçando o perfil social dos moradores da comunidade com acompanhamento em quatro frentes de trabalho: parasitológica, em que serão realizados exames de fezes nas crianças; combate a obesidade e hipertensão, em que os moradores serão acompanhados com palestras de nutrição saudável, controle de circunferência abdominal e aferição de pressão arterial; contracepção, com rodas de conversas com mulheres e homens da comunidade sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos de contracepção; e plantas medicinais, em que serão coletadas plantas usadas pelos moradores para uma análise de eficiência medicamental.