Alunos e professores da UEMS participarão da 71ª SBPC

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 19/07/2019

Alunos e professores do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, participarão na próxima semana da 71ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC que será realizada na cidade de Campo Grande entre os dias 21 e 27 de julho. Integram o grupo da UEMS também um professor da instituição parceira E.E.Floriano Viegas Machado e três colaboradores voluntário externos.

A equipe representará a UEMS na tenda SBPC Jovem, uma das atrações do evento e apresentará ações num espaço de 90 m2 nos quais estará o Planetário Móvel apresentando sessões de 30 em 30 minutos, uma Mostra de Astronomia e uma Mostra de Robótica.

Durante o evento, uma equipe de três alunos PIBEX-UEMS atuará juntamente ao Planetário do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST/MCTIC, resultado da colaboração entre o Curso de Licenciatura em Física e o MAST, para fortalecer relações interinstitucionais e ampliar o estudo, a pesquisa e extensão em Popularização da Ciência e, especificamente, da Astronomia. Esta é a segunda ação resultante da colaboração, sendo a primeira durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no ano de 2018.

O estande do Curso de Licenciatura em Física da UEMS na SBPC Jovem também distribuirá cartões com informações sobre astronomia, incluindo as constelações Guarani, resultado do trabalho do Prof. Paulo Souza da Silva e do Dr. Germano Bruno Afonso, publicado em livro em 2011. Entre os cartões há uma versão totalmente escrita em Guarani, resultado da colaboração com o prof. Adilson Crepalde e Osiel Ferreira, do Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação Português/Inglês.

As ações são parte dos projetos de extensão do curso intitulados “Popularização da Ciência e da Astronomia: inclusão social, comunicação e interação com o público por diferentes abordagens”, de codinome “Projeto Saturno” e sob a coordenação do prof. Paulo Souza da Silva, e “Novas Tecnologias e Ensino de Ciências: colaboração para redução das desigualdades sociais, intelectuais e de gênero”, sob a coordenação da profa. Cecília Maria Pinto do Nascimento.

A mostra de Astronomia utilizará aparatos manipuláveis para abordar os principais temas de Astronomia básica e suas consequências observáveis nos lugares, principalmente na região de Mato Grosso do Sul. Assim, será possível conversar e entender sobre: os movimentos da Terra, as estações do ano e o clima, as fases da Lua, a esfera celeste e a identificação de estrelas e constelações no Céu, as constelações Guarani Kaiwoá, entre outros.

Já a Mostra de Robótica utilizará aparatos eletrônicos, mecânicos e elétricos para demonstrar os usos da Robótica para o ensino das ciências em geral e também a possibilidade da sua aplicação no dia a dia. Serão utilizados conjuntos de LEGO Mindstorms Education e o Arduino, o que permitirá conversar e compreender as implicações do hardware e software livre para o desenvolvimento de Ciência e Tecnologia cidadãs e a construção de uma filosofia do comum.

Na mostra o público terá contato com: dispositivo para monitorar a umidade do solo, carro-robô que desvia de obstáculos, carro-robô seguidor de linha, construção de placas de circuito eletrônico, dispositivo que identifica diferentes cores, dispositivo de controle de acendimento de lâmpadas por celular, entre outros.

Endereço eletrônico da 71ªSBPC: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/