Após avaliação da Capes, 3 mestrados da UEMS têm nota elevada

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 12/09/2022

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação. Três mestrados da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) tiveram elevação de nota. O Programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino de História (ProfHistória) alcançou a nota 5 e os mestrados profissionais em Ensino de Saúde e o Educação Científica e Matemática tiveram nota 4.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Luciana Ferreira da Silva, destaca que os programas que tiveram elevação de nota podem já postular ao doutorado. "Os três mestrados agora têm nota suficiente para articulação de criação de doutorado. Além disso, 90% dos demais Programas foram muito bem avaliados no item do planejamento estratégico, que foi um trabalho realizado pela equipe liderada pela pró-reitoria durante dois anos”, enfatiza a pró-reitora.

Ela complementa que as avaliações foram muito superiores em relação ao quadriênio anterior em diversos quesitos, como por exemplo: produção intelectual e inserção da sociedade. “Indicando que todas as políticas de consolidação e fortalecimento que nós trabalhamos nos últimos anos, alinhado ao plano de desenvolvimento institucional, tem gerado resultados”, diz Luciana.

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que a avaliação da pós-graduação reflete todo o empenho de professores envolvidos na na pós-graduação, técnicos e dos pós-graduandos no sentido de avançar em pesquisas, principalmente, no desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul. “E paralelo a isso, a gestão vem empenhando esforços para que possamos ter um fortalecimento da pós-graduação, com aquisições de equipamentos, contrapartidas e, principalmente, com editais de internacionalização, com editais de apoio de publicação Fluxo Contínuo. Isso fortalece e ampara os pesquisadores em todos os sentidos, para que eles possam avançar ainda mais na pós-graduação da Universidade”, disse o reitor.