Arelin divulga oportunidades de bolsas de estudo para Pós-graduação

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 12/08/2019

A Arelin – Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS informa que estão abertas as inscrições para dois programas que oferecem bolsas de estudos para Pós-graduação. Uma das oportunidades é para pesquisadores interessados em fazer pesquisas, doutorado ou pós-doutorado na Suíça. A outra oportunidade é para bolsas de estudos de Pós-graduação para Alemanha, podem se candidatar recém-formados ou acadêmicos que estejam no último ano da graduação.

---

Confira as oportunidades:

Programa do governo suíço dá bolsas para pesquisa e doutorado: As Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço 2020/2021 abrangem bolsas para doutorado na Suíça, além de pós-doutorado e pesquisa.

Doutorado: para candidatos interessados em fazer doutorado na Suíça com duração máxima de 3 anos.

Pós-doutorado: voltada a pesquisadores que já tenham doutorado e que desejam conduzir uma pesquisa de pós-doutorado em uma universidade suíça com duração máxima de 12 meses.

Pesquisa: para candidatos já inscritos em programas nacionais de doutorado ou médicos que cursam especialização e estejam interessados em fazer pesquisa em uma universidade suíça. Esta também tem duração máxima de 12 meses.

A data limite para envio da candidatura é 31 de outubro, sendo considerada a data de postagem. A bolsa começa a valer a partir do dia 1º de setembro de 2020. Mais informações, acesse: https://www.sbfi.admin.ch/sbfi/en/home/education/scholarships-and-grants/swiss-government-excellence-scholarships.html#1582163571

---

Bolsas de pós-graduação em Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Música e Artes Plásticas/Cinema/Design: O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) concede bolsas de estudos para cursos de pós-graduação na Alemanha em faculdades públicas ou reconhecidas pelo governo alemão (staatlich anerkannt) nas seguintes áreas: Arquitetura, Artes Cênicas/Dança, Música, e Artes Plásticas/Design/Comunicação Visual/Cinema.

Podem se candidatar estudantes cursando oúltimo ano da graduação, matriculados em uma universidade brasileira e também recém-formados (bacharelado/licenciatura ou mestrado). O objetivo é viabilizar estudos adicionais nas áreas mencionadas, com a possibilidade de obter ou não um título acadêmico em uma instituição alemã de ensino superior. Inscrição online pelo DAAD Portal até: 30/09/2019. Mais informações, acesse: https://www.daad.org.br/pt/2019/08/08/bolsas-de-pos-graduacao-em-arquitetura-artes-cenicasdanca-artes-plasticascinemadesign-e-musica/

https://www.daad.org.br/files/2019/08/INFO_K%C3%BCnstler-Stand-2019-08.pdf