Aula Aberta na UEMS/CG vai discutir a sociedade igualitária

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 10/05/2019

Professora Maria de Lurdes da Silva

O curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, vai realizar na próxima segunda-feira (13), uma Aula Aberta a toda a comunidade Acadêmica e externa da Universidade. É a primeira vez que o evento é realizado, com objetivo de provocar discussões e compartilhamento de saberes.

O tema da Aula será "13 de maio: histórias contadas e histórias vividas", com reflexão sobre as lutas travadas na construção de uma sociedade mais justa. “A discussão não será uma comemoração da assinatura da Lei Áurea, mas um convite a reflexão sobre as lutas diárias travadas por aqueles que insistem na construção de uma sociedade mais justa”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia Vera Lucia Guerra.

Além de apresentação cultural dos alunos do curso de Artes Cênicas da UEMS, o evento terá a palestra da professora Maria de Lourdes Silva (UEMS), seguida de uma mesa redonda de vivências acadêmicas, com apresentação de trabalhos desenvolvidos por egressos do Curso de Pedagogia e estudante do Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC. “A partir de acontecimentos históricos como a Lei dos Sexagenários, Lei do Ventre Livre e dos Navios Negreiros, que antecederam a Lei Áurea, embasamos construções históricas como abandono e outros contextos que temos na sociedade hoje. Refletir sobre esses processos com embasamento econômico, afastado da fantasia de abolição realizada pela heroína branca”, comenta a professora Maria de Lurdes.

Selo comemorativo

Durante a Aula Aberta será lançado o selo comemorativo de 100 anos da Festa de São Benedito – Comunidade Tia Eva, com a presença dos representantes da Superintendência de Correios de MS, dos descendentes de Tia Eva, e do Grupo TEZ – Trabalhos e Estudos Zumbi.

Segue abaixo, leituras e filmes sobre o tema, sugeridos pela professora Maria de Lourdes da Silva.

Filme: Amistad- Direção: Steven Spielberg

Leitura:     Poema de Castro Alves - Navio Negreiro