Avaliação do MEC aponta desempenho positivo de cursos da UEMS

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 05/12/2017

O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), de 2016, para cinco cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Do total, três cursos foram classificados com nota 4 e dois com nota 3, que são consideradas de qualidade satisfatória (sendo que a nota máxima é 5).

Os cursos de Enfermagem (Dourados), Tecnologia em Gestão Ambiental (Mundo Novo) e Agronomia (Cassilândia) obtiveram nota 4, sendo que o curso de Agronomia teve a nota elevada de 3 para 4 nesta avaliação. E os cursos de Zootecnia e Agronomia, ambos da Unidade de Aquidauana, receberam nota 3.

A UEMS ficou com nota três no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

De acordo com o Inep, estes indicadores de qualidade servem como orientadores das avaliações in loco do ciclo avaliativo, sendo importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).