EaD/UEMS: Avaliadores do INEP recomendam nota 4 em recredenciamento

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 25/03/2019

Na sexta-feira (22), foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o relatório da comissão de avaliação que recomendou conceito 4 (numa escala de zero a 5) para o recredenciamento Educação a Distância (EaD) da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

A UEMS oferta três cursos de graduação em sete diferentes polos no Estado do Mato Grosso do Sul. Os polos foram criados em parceria e conforme padrões de infraestrutura e pedagógicos da Universidade Aberta do Brasil.

Os avaliadores registraram no relatório que “considera-se boa tanto a estrutura dos polos quanto da IES. Fica evidente durante a visita inloco a função do Ensino à Distância no cumprimento da Missão da UEMS, assim como também fica evidente que é perfeitamente viável a utilização das unidades universitárias como polos e Educação à Distância, de forma que a UEMS possa ampliar seu alcance para atender as demandas do Estado do Mato Grosso do Sul”.

Para o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, a recomendação da nota 4 mostra a excelência das atividades da UEMS, “mostra também o compromisso que a nossa Universidade tem com a educação e acima de tudo o compromisso que nós temos com as novas metodologias, com as novas oportunidades e a seriedade no trabalho que tem sido feito ao longo destes últimos anos, principalmente, pela nossa Diretoria de Educação a Distância em parceria com as Pró-reitorias de ensino, de pesquisa e pós-graduação e de extensão, cultura e assuntos comunitários”, destacou.

O vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que é um motivo de muito orgulho o conceito 4, “é uma oportunidade para continuarmos agradecendo todo o esforço da comunidade acadêmica em prol de uma universidade pública, gratuita, de qualidade e de compromisso social. E mostrando que a UEMS está no caminho certo de suas conquistas com reconhecimento da sociedade e dos órgãos que avaliam a Instituição”.

De acordo com a Diretora da EaD, Drª. Gláucia Gabriel Sass, em maio de 2018, a UEMS, representada pela pesquisadora institucional, Cilene Camacho da Costa, e o Dr. Wander Matos de Aguiar (diretor da EAD) concluíram no sistema do INEP o cadastramento dos dados da instituição para o recredenciamento da EAD.

“Em fevereiro de 2019, recebemos um comunicado do INEP que a comissão estaria fazendo a visita entre os dias 10 e 14/03. A partir desse momento eu, como diretora, comecei a preparar a documentação exigida pelo INEP para o recredenciamento. Com o apoio de toda a administração (pró-reitorias, diretorias e assessorias) imprimimos e organizamos toda a documentação para a avaliação”, lembrou Gláucia.