Cefront UEMS e cursos de Geografia de Campo Grande participam de seminário promovido pelo Exército

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 22/09/2021

O  Centro de Estudos de Fronteira (Cefront) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e os cursos de Geografia da Unidade Campo Grande participaram do X Seminário de História da Guerra da Tríplice Aliança (X SHGTA) promovido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Por conta da parceria da UEMS, representada pelo Cefront e pelos cursos de Geografia da UEMS/Campo Grande, com o Comando Militar do Oeste (CMO), a Universidade recebeu o convite do General do Exército, Fernando José Sant’ana Soares e Silva, para participar do X Seminário.

O Evento adotou todos os protocolos de biossegurança, como aferição de temperatura, uso de álcool gel e máscaras, bem como assentos devidamente marcados para manter o distanciamento entre as pessoas.

A UEMS contou com a presença do: Prof. Dr. Mateus Boldrine Abrita (docente nos cursos de Geografia da UUCG, Coordenador do Cefront e Assessor de relações interinstitucionais da UEMS); do Prof. Dr. Fabio Martins Ayres (docente dos cursos de Geografia de Campo Grande e Pesquisador do Cefront); e também de dois acadêmicos do curso de Geografia Bacharelado, Camila Rodrigues de Oliveira e Rozendo de Souza Filho, ambos do 4º ano.

Alguns temas debatidos no Seminário foram:  Importância do Patrimônio histórico material e imaterial, Palestras sobre a Retirada da laguna, Palestras sobre a história da Guerra da Tríplice Aliança, Apresentação do Programa Mecenas, Importância do Desenvolvimento cultural e do Registro de patrimônio histórico, Relevância de atividades de Turismo cultural na retirada da laguna, Agenda de cooperação entre a Academia e o institutos de pesquisa militar.

Também participaram do Evento outras universidades, organizações públicas e privadas, civis e militares, e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS). Na ocasião foi apresentado o site do Programa Mecenas, https://www.eb.mil.br/mecenas, umas das mais importantes iniciativas nacionais para a valorização do patrimônio histórico e cultural brasileiro.