Colação de Grau dos cursos da UEMS/CG reuniu familiares e amigos

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 22/02/2020

A Reitora em exercício, professora Celi se emocionou ao presidir a cerimonia

Nesta quinta-feira (20), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou a Colação de Grau dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Unidade de Campo Grande. Pela primeira vez, a cerimônia foi presidida por uma professora da Unidade, a Reitora em exercício, Celi Correa Neres.

Acompanharam a Reitora em exercício, o professor Fábio Aires, professoras Débora Fittipaldi, Eliane Maria Oliveira, Maria de Lourdes Silva, a professora Adriana Burato da SED, representando o Governo do Estado e o professor Djanires Lageano Neto, gerente da Unidade da UEMS de Campo Grande.

A cerimônia foi coberta de emoção entre os professores, formados e familiares, como Claudia Ricarde de Oliverira que se mostrou orgulhosa da filha Juliane, de 21 anos, formada em Pedagogia. “A minha filha é um orgulho pra mim, ser professora sempre foi um sonho dela e hoje estamos orgulhosos de vê-la realizando esse sonho. Eu sempre digo para minhas filhas que o estudo é o bem mais valioso que elas têm, o meu bem mais valioso é ter elas na minha vida”, afirmou Claudia.

Claudia e e a filha Juliane, formada em Pedagogia

Isadora Ortega também trouxe toda a família para participar de sua colação de grau. “A UEMS foi muito boa pra mim, principalmente pela parceria dos amigos e dos professores. Eu tive muito apoio durante minha licença maternidade, com meu bebê, isso foi um diferencial. Agora pretendo seguir meus estudos em um mestrado, desenvolvendo pesquisas”, contou Isadora.

Com centenas de pessoas lotando o auditório da UEMS em Campo Grande, a cerimônia de Colação de Grau revelou várias histórias de vida e de vitória com o encerramento de um ciclo de estudos. Histórias como a de Mônica Fraga Pinto, comemorando a formação em Turismo e já fazendo planos para a uma Graduação em Geografia. “Eu já sou formada em Pedagogia, Letras e agora em Turismo. Esse último cursos me trouxe um viés muito importante já que tenho outras formações. Por ser um curso multidisciplinar, ele agrega muito mais”, comentou Mônica que completou explicando que o estudo aumenta sua autoestima e a estimula a procurar mais conhecimentos. “É muito bom saber que aos 46 anos estou concluindo um ciclo e pretendo uma próxima graduação”, disse.

Mônica recebeu o diploma das mãos da professora Dábora Fittipaldi, coordenador do curso de Turismo

Do outro lado, a história de Marlene de Oliveira, de 62 anos, três filhas, formada em Geografia. “Eu considero uma vitória muito grande ter me formado. Eu vim de uma família muito simples, quando terminei o Ensino Médio não tive condições de continuar estudando. Me dediquei a família e amo cozinhar.  Mas hoje estou muito feliz, pois me considero um pessoa muito vitoriosa terminando meu curso superior”, contou Marlene.

Oferecer a oportunidade de formação superior para a população de MS é um dos objetivos da UEMS. Em seu discurso, a Reitora em exercício, Celi Correr Neres, parabenizou os formados e enfatizou que a Universidade estará sempre de portas abertas para continuidade dos estudos, pesquisas e colaborações. “Não diremos Adeus, mas um até breve. Estaremos sempre aqui para recebê-los e caminharmos juntos nesse processo de aprendizagem”, finalizou a professora Celi Correa Neres.

Veja mais fotos na Galeria de Fotos.

Texto e fotos: Emmanuelly Castro e Gisleine Rodrigues