Coordenadores de pós-graduação da UEMS participam de oficina de planejamento

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 13/02/2020

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) está percorrendo as unidades da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) para realização de oficinas de planejamento estratégico com os coordenadores de pós-graduação scricto sensu.

As oficinas já foram realizadas em Dourados (04/02), em Aquidauana (11/02) e em Campo Grande, nesta quarta-feira (12/02). Elas fazem parte de uma ação de suporte da PROPP com os cursos de pós-graduação scricto sensu, que iniciou em agosto de 2019, com um seminário para os coordenadores e tem continuidade no acompanhamento dos cursos. “O objetivo das oficinas é discutir com os grupos e capacitá-los no uso de ferramentas para elaboração e análise crítica de indicadores. Essa proposta está concatenada com o que está sendo preconizado pela Capes. Ela faz parte do serviço de apoio a um processo muito maior, que é o processo de auto avaliação desses programas”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Luciana Ferreira da Silva, que participa da oficina.

Oficina de planejamento estratégico em Aquidauana

Para a professora Susylene Dias de Araújo, coordenadora do Mestrado Acadêmico em Letras, a iniciativa da PROPP é muito importante, pois antecipa a preparação dos coordenadores de programas de pós-graduação scricto sensu para as avaliações da Capes. Susylene e outros coordenadores participaram da oficina em Campo Grande, com elaboração de indicadores e construção de sistema de medição de desempenho. “No próximo ano teremos finalização de quadriênio e a oficina nos prepara para preencher as informações do programa no coleta Capes. A PROPP está se antecipando aos nossos processos junto a CAPES, com essa oficina de planejamento estratégico”, disse Susylene.

Professores do programa de Mestrado Acadêmico em Letras de Campo Grande

Em Dourados, participaram da oficina, representantes do programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (PROFCEM), Programa de Mestrado Profissional em Letras(PROFLETRAS), de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN), de Pós-Graduação Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES). Em Aquidauana, os representantes dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em Zootecnia (PGZOOO) e de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO).

Em Campo Grande, participaram os representantes dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação (PROFEDUC), do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e Pós-Graduação em Letras – Mestrado Acadêmico (PGLETRAS).

A PROPP ainda realizará a oficina de planejamento estratégico em Amambaí (17/02), Ponta Porã (18/02). Paranaíba (17/03) e Cassilândia (18/03).


Anexos: