CRIE-MS aprova Planejamento de Ações para 2022

Por: Rubens Urue | Postado em: 22/10/2021

Integrantes do CRIE-MS se reuniram de forma virtual nesta quinta-feira (21)

O Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS), formado por dirigentes de seis instituições do Estado, realizou nesta quinta-feira, 21, um encontro virtual para aprovação do calendário e planejamento das ações para 2022.

O encontro contou com a participação dos reitores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Uniderp.

A presidente do conselho, reitora Elaine Cassiano, apresentou as propostas e explicou que as definições vão nortear as ações em prol das instituições, unificando o trabalho e fortalecendo a articulação junto a sociedade civil e os poderes públicos. 

“A união das instituições de ensino superior pode ajudar em muito no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Em 2022, teremos um ano cheio de desafios com o retorno ao presencial. O CRIE é fundamental para que as instituições, em conjunto, realizem o diálogo com a sociedade e atendam os anseios de nossos estudantes”, explicou a reitora, Elaine Cassiano. 

Dentre as pautas aprovadas pelos gestores, ficou estabelecido que o CRIE vai promover uma série de lives, com personalidades reconhecidas em suas áreas de atuação e trabalhos de referência realizados nas instituições, para fomentar a divulgação da ciência, da tecnologia e da inovação, colaborando com o desenvolvimento local e regional.

O Conselho também aprovou a criação de um folheto digital para divulgar o conteúdo institucional dos entes que compõem o CRIE.

Além disso, foi aprovada a retomada das reuniões dos grupos de trabalho, suspensas durante a pandemia, para estreitar o relacionamento entre as instituições e discutir projetos comuns, otimizando recursos e pessoal.

Além da presidente, também participaram da reunião virtual os reitores Laércio Carvalho (UEMS), Marcelo Turine (UFMS), Lino Sanábria (pro tempore da UFGD), Padre José Marinoni (UCDB) e Taner Bitencourt (Anhanguera-Uniderp).

Criado em agosto de 2017, o Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul é uma iniciativa que une as principais universidades do Estado. O objetivo é fortalecer as instituições, públicas e privadas, aumentando a troca de experiências e possibilitando o desenvolvimento da educação em Mato Grosso do Sul. Com informações de Paulo Gomes (Comunicação IFMS)