Curso de Física da UEMS desenvolve projeto de robótica em escola estadual para ajudar na prevenção da Covid-19

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 13/01/2021

Mais uma parceria de sucesso da UEMS, dessa vez do curso de Física da Unidade Dourados com a Escola Estadual Floriano Viegas Machado. O projeto, se chama “Rede Arara: comunicação na prevenção do Corona” e foi escolhido com mais 25 projetos para refinanciamento pela FIOCRUZ na Chamada Pública para Apoio a Ações Emergenciais junto a populações vulneráveis.

Coordenado pelos professores de Licenciatura em Física da UEMS, Cecília Nascimento e Adilson Crepalde, o projeto criado no ano de 2020 na parceria Universidade-escola aborda as temáticas de educação, comunicação e combate ao novo coronavírus e pode ter sua seleção pela FIOCRUZ consultada em:

https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/lista_de_contemplados_definitiva_2.pdf

 

ATIVIDADES

A Rede Arara foi apresentada pela Associação de Pais e Mestres da E. E. Floriano Viegas Machado por meio da parceria com a UEMS, como parte do projeto de extensão "Novas Tecnologias e Ensino de Ciências: colaboração para redução das desigualdades sociais, intelectuais e de gênero", do IFMS e do LabFab SENAI-UEMS.

Segundo a professora Cecília Nascimento, os objetivos do projeto são estabelecer uma rede de comunicação de informações científicas sobre a Covid-19, prover as escolas estaduais de Dourados com kit de equipamentos de proteção individual, ensinar robótica e desenvolver dispositivos eletrônicos com 18 alunos do PIBIC Jr e criar um espaço para o desenvolvimento de projetos de bolsistas de extensão PIBEX UEMS para ampliação da parceria Universidade-Escola.

As atividades desenvolvidas de junho a dezembro de 2020 foram:

  1. Implementado o primeiro Laboratório de Robótica e Impressão 3D em uma escola pública de Dourados - E. E. Floriano Viegas Machado;
  2. Impressos e doados 145 kits de EPIs para escolas estaduais e espaços diversos, contabilizando 435 peças impressas em impressoras 3D;
  3. Desenvolvidos 60 cards sobre o combate à Covid-19 em contas de whatsapp de alunos e professores da Escola Viegas e no perfil do Projeto no Instagram (https://www.instagram.com/redearara/); 
  4. Desenvolvido o projeto Oswaldo com os alunos do PIBIC Jr, que consiste num dispositivo eletrônico contador de tempo para a correta lavagem de mãos;
  5. Ofertadas condições para que os projetos de bolsistas PIBEX UEMS fossem desenvolvidos;
  6. Estabelecida parceria com professores do PIBID de Matemática na Escola Floriano Viegas Machado para desenvolver materiais em impressão 3D para atividades pedagógicas.

 

REVISTA

Em dezembro de 2020, o projeto lançou uma Revista para compartilhar suas ações, acesse aqui: 

O Projeto Rede Arara reúne nesta publicação as ações desenvolvidas de educação, comunicação científica e doação de equipamentos de proteção individual como forma de combate à Covid-19.

Com o andamento do projeto Rede Arara, a professora Cecília destaca que o novo projeto de extensão da UEMS, consolida a parceria Universidade-Escola na comunicação, educação, ciência e tecnologia que começou na pandemia para continuar no pós-pandemia. Com este novo projeto foram ampliadas as ações e espera-se consolidar o espaço Laboratório de Robótica e Impressão 3D na Escola Viegas como um centro de apoio e desenvolvimento de projetos educativos e comunicação pública da ciência na cidade.

A Rede Arara está aberta a parcerias com pessoas e grupos interessados na educação, comunicação, ciência e tecnologia.

Participe você também.


Anexos: