Defensoria Pública de MS comemora 40 anos em cerimônia na UEMS

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 01/07/2022

Laércio Alves de Carvalho, Reinaldo Azambuja e a Defensora Pública-Geral, Patrícia Cozzolino

Nesta quinta-feira (30/06), a Defensoria Pública de MS comemorou 40 ano de criação com um cerimônia realizada no Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. O evento contou com a presença de diversos defensores públicos de todos o Brasil e autoridades do estado.

O Governador Reinaldo Azambuja, o Reitor da UEMS, professor Dr. Laércio Alves de Carvalho e a Defensora Pública-Geral, Patrícia Cozzolino receberam os convidados, entre eles presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa.

No evento, Patrícia Cozzolino, que chefia o órgão público desde 2021, destacou o trabalho desempenhado neste período. “Buscamos desde início o diálogo com o Executivo e com todas as demais instituições. Isso foi fundamental para avanço de várias políticas públicas. É uma gestão de consenso e encontro porque, afinal, estamos todos pelo bem dos cidadãos sul-mato-grossenses”, afirmou a defensora pública-geral.

Para ela, as quatro décadas da Defensoria marcam o avanço da instituição ao longo dos anos na expansão dos atendimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade: de maneira presencial, nas unidades; remota, com a plataforma digital; e móvel, com a Van dos Direitos. Só no ano passado foram 325 mil atendimentos, revelou Patrícia Cozzolino.

Governador cumprimentou a Defensoria Pública de MS pela atuação em todo seu governo e adotando um discurso de despedida, elencou as diversas ações realizadas em conjunto pelo Governo do Estado e a Defensoria Púbica para garantir os direitos das população sul-mato-grossense. “Nesses sete anos e meio como governador, posso dizer que a Defensoria é uma instituição que atende o mais desassistido e está presente nas causas que mais afligem aquelas pessoas sem nenhuma condição de recurso. A Defensoria cumpre seu papel, atendendo juridicamente as demandas dos mais desassistidos. Mas mais do que isso, a Defensoria constrói pontes. Nós tivemos aqui momentos de pandemia em que a Defensoria sentou junto à mesa para buscarmos soluções conjuntas para muitos problemas. Então, a palavra é de gratidão ao trabalho prestado para as pessoas de Mato Grosso do Sul. É uma honra poder participar desse momento e celebrar uma história de muita luta e trabalho que orgulha o Mato Grosso do Sul”, destacou Reinaldo Azambuja.

Ao discursar para uma plateia formada majoritariamente por defensores, Reinaldo Azambuja anunciou que já autorizou a Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) a adquirir um terreno que será doado à Defensoria Pública para a construção da sede própria em Campo Grande. Atualmente, a instituição funciona em espaços cedidos no Fórum, no Parque dos Poderes e também em prédios alugados. Segundo o deputado Paulo Corrêa, a área que será doada pelo Estado fica no centro da cidade para facilitar o acesso da população.

O Reitor da UEMS, professo Dr. Laério Alves de Carvalho demonstrou toda a honra e alegria em receber um evento histórico para a Defensoria Pública de MS. “É uma honra receber um evento com esse aqui na UEMS. É motivo de muita alegria porque demonstra toda parceria nós temos com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, evidenciada pela presença do Governador Reinaldo Azambuja, que está aqui conosco nos prestigiando, e a parceria com a Defensoria Pública, representada aqui pela nossa Defensora-Geral, Patrícia Cozozlino”, disse o Reitor.

Para ao professor Laércio, a escolha da UEMS para realizar o evento demonstra todo encantamento que a Universidade desperta e principalmente relevância da instituição frente ao estado. “Desde o início, quando ela a doutora Patrícia Cozzolino visitou a UEMS, ela se encantou. Não só coma Unidade de Campo Grande, mas com toda a UEMS. Por isso ela trouxe o evento para cá. E esse evento realizado aqui na UEMS, marca a história da Defensoria Pública de MS. Receber Defensores de todos os estados do Brasil e autoridade aqui é um motivo de muita honra, demonstrando que nossa Universidade é do povo sul-mato-grossense e que nos prestamos um serviço de qualidade, público e gratuito”, finalizou o Reitor.

Oficialmente, o aniversário da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul é comemorado no dia 1º de julho. Mas a festa foi realizada nesta quinta-feira (30) com entregas de homenagens às pessoas que contribuíram com o trabalho da instituição nestes 40 anos. O governador Reinaldo Azambuja foi uma das personalidades reconhecidas.

Confira as fotos do evento a Galeria de Fotos.