Docentes da UEMS e da UFMS realizam minicurso ‘O Método em Marx e a crise capitalista’

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 18/02/2021

Durante o XV Encontro de História da Associação Nacional dos Professores Universitários de História do Mato Grosso do Sul (ANPUH – MS), organizado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), ocorrerá o minicurso “O Método em Marx e a crise capitalista”, que será ministrado pelos professores Dr. Jean Menezes, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Paranaíba), e o Dr. Vitor Wagner Neto de Oliveira (UFMS de Três Lagoas).

O minicurso tem carga horária de 6h (com certificação) e acontecerá entre os dias 06/04/2021 a 08/04/2021 em plataforma on-line. Mais informações estão disponíveis no site do evento: https://www.even3.com.br/xvencontrodehistoriadaanpuhms/?fbclid=IwAR01Ref86mo3BOEd_p6c1qMombTf-GfSOgsZg8oKjh_42ebNKoEWSFXTVQ4

“O minicurso ‘O Método em Marx e a crise capitalista’ tem como motivação a necessidade de procurar entender a realidade que vivemos, colaborando para uma perspectiva de análise e intervenção social diante das diversas crises existentes, seja econômica, social, política e sanitária na Região do Bolsão. Esta atividade coloca a UEMS no círculo de grandes pesquisadores sobre o tema da crise, pensada a partir da realidade da região leste do Estado do MS”.

Breve biografia dos professores:

VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA: Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Buenos Aires (2018-2019). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, onde coordena o Núcleo de Documentação Histórica. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: história, trabalhadores, Bacia do Prata e transnacionalidade.

JEAN PAULO PEREIRA DE MENEZES: Possui graduação em História, mestrado em História e doutorado em Ciências Sociais sobre Teoria da História. É bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado – CAPES/PPGEDE/UEMS – Paranaíba.