Docentes da UEMS participam da Feira Agropecuária Ponta Agrotec

Por: Rubens Urue | Postado em: 11/05/2022

Docentes da UEMS de Aquidauana, Mundo Novo e Ponta Porã juntos do reitor da UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi protagonista de um evento inovador na área do agronegócio no Estado de MS e que ocorreu em sua 1ª edução entre os dias 5 e 8 de maio de 2022 no município de Ponta Porã: a Ponta Agrotec, feira agropecuária que movimentou a fronteira do Brasil nesse período. Docentes da UEMS, das Unidades Universitárias de Aquidauana, Mundo Novo e de Ponta Porã integraram o evento em várias frentes, seja proferindo palestras e apresentações à organização da Feira, uma vez que a Instituição contou com um stand permanente durante toda a duração do evento, que ocorreu com o patrocínio da Prefeitura de Ponta Porã no espaço de eventos Majestic Hall.

Foi a Edição I desta nova feira agropecuária do Estado de Mato Grosso do Sul, que veio para ser a mais nova feira de agronegócios do país. Criada para promover a integração entre empresas, produtores rurais, pesquisadores, professores, alunos e todo o ecossistema em torno do agronegócio nacional. De acordo com a organização, o evento buscou trazer soluções inovadoras para o agronegócio, com lançamento de produtos e promovendo a integração entre expositores, empresários e governantes. Além disso, mais de 30 palestrantes estiveram presentes debatendo diversas temáticas relevantes para o setor.

"A participação da UEMS foi construída junto à prefeitura  e a secretaria de Desenvolvimento do município. A meu ver, o evento foi um sucesso tanto em se tratando dos objetivos específicos como para fortalecer laços entre as Unidades de Aquidauana e Mundo Novo com a Unidade de Ponta Porã. A presença da nossa Universidade também de uma grande visibilidade da instotuição à sociedade pontaporanense por meio da feira, cujo foco é o agronegócio", informou o gerente da UEMS/Ponta Porã, prof. Dr. Jonattan Castelli.

Entre os palestrantes estiveram presentes os docentes e pesquisadores da UEMS/Mundo Novo, prof. Dr.  Leandro Marciano Marra e o prof. Dr. Jean Sergio Rosset, que proferiram a palestra “Potencial e perspectivas do agronegócio nas regiões Sul-fronteira e Cone-sul de MS”, além do prof. Dr. Tiago Zoz com a palestra intitulada “Agricultura 4.0 na era 5G”. Também compôs o quadro de palestrantes, o prof. Dr. da Unidade de Aquidauana, prof. Dr. Elói Panachuki, com o tema “Erosão hídrica e estoque de carbono em sistemas de produção agropecuária em MS”; e o prof. Dr. Moisés Centenaro, com a palestra "Erva-mate e sustentabilidade do campo: Cultivo em áreas de preservação permanente e reserva Legal".

No stand permanente da UEMS nos dias de evento, foi realizado ações de divulgação de divulgação das atividades desenvolvidas pelas unidades Universitárias da UEMS de Aquidauana, Mundo Novo e Ponta Porã. O reitor da UEMS, prof. Dr. Láercio Alves de Carvalho, marcou presença na cerimônia de abertura do evento e também no stand da UEMS, juntamente com os professores Leandro Marra, Tiago Zoz e Jean Rosset, além do docente da UEMS/Ponta Porã, prof. Me. Fábio Miguel Gonçalves da Costa.

"Um momento ímpar de compartilhamento de conhecimento técnico e prático com as empresas de tecnologia do ramo agropecuário. Um orgulho para a Universidade fazer parte da organização e execução desta grande feira deste setor. Destaco ainda que q participação dos discentes da Turma I do curso de Agronomia da UEMS/Mundo Novo foi um diferencial muito importante, pois essa ação é uma vivência prática logo no início da graduação na vida destes alunos e alunas. Penso que isso contribui em vários aspectos, inclusive na diminuição da evasão, a permanência com motivação e oportuniza o contato direto com o mercado de trabalho dos futuros profissionais agrônomos/as", ressaltou o gerente da UEMS/Mundo Novo, Leandro Marra.

Além da participação nas palestras e stand da UEMS, os professores das Unidade de Mundo Novo e Ponta Porã participaram do Comitê Científico da Ponta Agrotec, no qual foi responsável por organizar e mediar todas as palestras do evento. Para o prof. Dr. Jean Rosset, coordenador do curso de Agronomia da UEMS de Mundo Novo “a participação da UEMS no evento, desde sua organização que iniciou no ano de 2021, foi muito importante, pois agregou professores de três diferentes unidades da UEMS e, além disso, promoveu a divulgação da Universidade em uma das maiores feiras agropecuárias do estado de Mato Grosso do Sul, consolidando a UEMS como parceira efetiva neste evento, já pensando na segunda edição da Feira no ano de 2023”.

Na opinião do gerente da UEMS/Aquidauana, prof. Dr. Elói Panachuki, o evento foi grandioso e se configurou à altura da importância que a atividade agropecuária tem no Estado de MS. "Estou muito feliz com o protagonismo de vários colegas professores da UEMS, e espero que a parceria permaneça para os próximos anos. A UEMS ganha, e a sociedade também ganha com essa interação", finalizou o pesquisador.