Editora UEMS lança e-book sobre “História da educação das mulheres”

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 21/12/2021

A Editora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) informa que já está disponível para acesso o e-book “História da educação das mulheres: entre agulhas, prendas domésticas e magistério (Mato Grosso/Brasil e Caribe/Colômbia)”. O material pode ser acessado aqui.  

A obra apresenta análise de fontes primárias e secundárias a respeito da escolarização feminina em Mato Grosso no início da República brasileira, identificando diversos tipos de documentos ainda desconhecidos e não catalogados que mostram como a educação para as mulheres foi idealizada. 

Aliada a essa análise, a obra discute a educação mirando a escrita de uma história da educação feminina em Mato Grosso em comparação com o Departamento de Bolívar, na Colômbia, na região conhecida como Caribe colombiano, regiões com as quais as autoras da obra compartilham espaços de ensino, pesquisa e extensão. 

A obra resulta do esforço investigativo de três mulheres, duas oriundas do Brasil e uma da Colo?mbia, cujos caminhos se imbricaram em um tema comum de pesquisa. Do encontro entre Nilce Vieira Campos Ferreira (UFMT), Sandra Jung de Mattos (UFMT) e Ye?sica Paola Montes Geles (Universitaria del Caribe), emergiram histórias de diferentes instituições dedicadas a? formação feminina e de professoras em seus países de origem. 

Acesse todas as obras aqui.

Conheça mais sobre o trabalho da Editora UEMS.