Editora UEMS lança obra sobre política educacional na gestão do município de Dourados

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 24/02/2021

O início de 2021 trouxe mais uma obra relevante publicada pela Editora UEMS, o e-book “Cenário da gestão municipal de Dourados-MS: a política educacional no período de 2001 a 2008”, que contou com organização da servidora da Divisão de Publicações da UEMS, Eliane Souza de Carvalho.

Além de Eliane, que também é professora da Rede Municipal de Ensino de Dourados, a parceria na organização contou com a professora da UFGD, Maria Alice de Miranda Aranda, e com a professora coordenadora na Rede Municipal de Ensino de Dourados, Mariclei Przylepa.

“Cenário da gestão municipal de Dourados-MS” constitui-se de textos que objetivam evidenciar e analisar as Políticas Educacionais efetivadas no município de Dourados no governo do Partido dos Trabalhadores, período de 2001 a 2008. Essa obra é uma coletânea, composta por onze capítulos que abordam temáticas que circunscreveram o campo das políticas e da gestão educacional efetivadas em âmbito municipal, no período destacado. Salienta-se que a materialização das ações de gestão e de políticas é concebida a partir de diversos “olhares” por pesquisadores que compõem a obra, e, assim, manifestaram suas análises acerca dos retrocessos, permanências e/ou avanços na Educação Pública Municipal.

Eliane Carvalho explica que essa obra busca suscitar contribuições significativas aos gestores educacionais, bem como aos estudiosos do tema, nas tomadas de decisões acerca da Política Pública Educacional, visando a qualificação de ações, projetos e programas, no sentido de transformar essa política em política de Estado.

“Parafraseando Freire, não sendo no silêncio que os homens se fazem, mas nas palavras, no trabalho, nas práticas de ação-reflexão, convida-se à leitura e a problematização, com muitas discussões e debates a obra ‘Cenário da gestão municipal de Dourados-MS: a política educacional no período de 2001 a 2008’ ”, conclui Eliane.

 

Conheça o e-book

Aqui você encontra a coletânea com 11 capítulos que discutem as políticas educacionais efetivadas na cidade de Dourados/MS, durante o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) entre os anos 2001 e 2008.

Acesse e tenha disponível gratuitamente esse e outros e-books na página da Editora UEMS.