Egressa de Enfermagem da UEMS fará mestrado no México

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 11/02/2019

Natural de Minas Gerais, Tatiane Geralda André, de 28 anos, saiu de casa em 2013 para cursar Enfermagem na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados. Até a conclusão do curso em agosto de 2018, a egressa da UEMS participou de projetos de Iniciação Cientifica, programas de intercâmbio, eventos e congressos; o que a ajudou na preparação para o Programa de Mestrado Ciências em Enfermagem da Universidade Autônoma de Sinaloa – México.

A enfermeira conta que desde o primeiro ano da faculdade participou do Programa de Iniciação Científica, experiência que fez com que Tatiane despertasse interesse pela pesquisa. “Em 2016, houve uma seleção através do programa de Bolsas Ibero-Americanas pelo Santander e pude concorrer a uma única vaga. Conquistei a vaga por conta dos meus projetos dentro da Iniciação Cientifica. Tinha apresentado trabalho em diversos eventos e feito várias publicações, mas também tinha boas notas e sempre me dediquei inteiramente ao curso”, comenta.

Tatiane cursou um semestre de Enfermagem na Universidade do Algarve, em Portugal. Depois dessa experiência decidiu que iria fazer o Mestrado fora do País também. “O México é um país que me encanta, comecei a pesquisar universidades com programas de mestrado que eu gostaria de fazer. Me inscrevi no programa de Mestrado Ciências em Enfermagem da Universidade Autônoma de Sinaloa, que tem como coordenadora a Prof. Dra Carolina Valdez Montero que me deu todo suporte durante a seleção. Fiquei muito feliz em saber que o meu projeto tinha sido aceito”, finaliza Tatiane.

O novo desafio da enfermeira formada na UEMS começa no dia 18 de fevereiro e serão 24 meses até a conclusão do Programa.