Egresso da UEMS recebe prêmio de pesquisador destaque no Amapá

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 20/10/2021

Irlon Ferreira, egresso do curso de Química da UEMS. Foto: Unifap

O pesquisador Irlon Maciel Ferreira, egresso do curso de Química, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) conquistou recentemente o segundo lugar na categoria “Pesquisador Destaque” na área de Ciências Exatas, do Prêmio Amapá de Ciência, Tecnologia e Inovação, Láurea “Robério Nobre” – edição 2021.

A láurea é concedida ao Doutor que, ao longo de sua trajetória, tenha contribuído na conversão do conhecimento gerado a partir das pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em benefícios, diretos ou indiretos, para o desenvolvimento e o bem-estar da população do Estado do Amapá.

A conquista de Irlon, pesquisador na Universidade Federal do Amapá, se deve à carreira bem-sucedida, que envolve sua formação no curso de Química da UEMS, de 2004 a 2009 e no Instituto de Química de São Carlos (IQSC). “Ao longo do meu doutoramento, busquei explorar ao máximo as oportunidades científicas oferecidas. Essa versatilidade me oportunizou aplicar este conhecimento aqui no Amapá, de forma pioneira sigo trabalhando com fungos isolados de ambientes amazônicos em reações de biotransformação e aplicando a proteína da seda como veículo para moléculas bioativas”, afirmo Irlon.

O prêmio foi concedido pelo Governo do Estado do Amapá, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (FAPEAP) e da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 13 de outubro.

Com informações do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP