Em 7 meses, canal do Nupeq/UEMS no Youtube produz 200 vídeos

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 23/02/2021

O NuPeQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos) está com 200 vídeos em apenas 7 meses de estreia no YouTube. Liderado por Nataniel dos Santos Gomes, o canal já tem nomes importantes como André Toral, Waldomiro Vergueiro, Natania Nogueira.  Os textos e palestras do NuPeQ estão ligados a relação dos quadrinhos com o Ensino, com o Cinema, com a Religião, com a leitura de clássicos da Literatura, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. As professoras Vanderlis Legramante e Dagmar Nogueira dedicam sua carga horária ao NuPeQ para atender a comunidade e produzir material que sirva para os professores e estudantes de todo o Brasil.

Um dos vídeos mais famosos do canal é uma palestra de pós-doutoramento do Professor Nataniel na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) em Língua Portuguesa, é um dos mais assistidos do canal com mais de 1000 visualizações.

A palestra foi feita principalmente para os cursos de graduação e pós-graduação em Letras da UERJ intitulada A interface entre elementos verbais e não verbais e sua relação na graphic novel Reino do Amanhã, de Alex Ross e Mark Waid, com o livro bíblico de Apocalipse.

“Muito interessante entender os detalhes que muitas vezes passam por nós despercebidos. Me deu vontade de reler algumas histórias e alguns filmes.”, comentou uma seguidora do canal.

Para assistir o vídeo basta entrar no link: https://www.youtube.com/watch?v=qhbAV4l6RKQ

Segundo Thales Vieira, um dos colaboradores mais ferrenhos do canal, “o líder do NuPeQ, Professor Doutor Nataniel Gomes, surgiu com a ideia ano passado de produzir o Canal do Núcleo na plataforma do YouTube para incentivar as pesquisas acadêmicas em Quadrinhos e aproximar as discussões do tema. Em plena pandemia mundial do Novo Corona Vírus que forçou todos a praticar o distanciamento social, afetando todos os setores e principalmente a Universidade (mais social que isso, impossível), foi que a ideia de criar o canal parecia inviável. No entanto, da crise foi possível criar um espaço, uma via de acesso às pesquisas, divulgações e discussões acadêmicas em torno das Histórias em Quadrinhos.”

O Canal não se propõe a ser um veículo para fãs de quadrinhos e nem tão pouco um meio fechado para pesquisadores e educadores, mas sim uma plataforma democraticamente aberta para todos os públicos dentro e fora da academia que tenham interesse em conhecer as mais diversas pesquisas em quadrinhos.

Thales Vieira completa “tive a oportunidade recente de entrevistar o maior impulsionador das pesquisas em quadrinhos no Brasil, o professor Waldomiro Vergueiro da USP. Além da generosidade e do entusiasmo em falar sobre pesquisas em quadrinhos, o professor que é o coordenador do Observatório das Histórias em Quadrinhos da USP, Vergueiro elogiou o trabalho do NuPeQ-UEMS e chegou a dizer que sempre sonhou em criar para o Observatório um canal no YouTube que tivesse a relevância e a qualidade que o NuPeQ tem. Sem dúvidas um grande marco para o Canal do NuPeQ será a estreia dessa entrevista, pois o Professor Waldomiro é carismático e muito didático em falar sobre a trajetória das pesquisas em quadrinhos no Brasil e os paradigmas vencidos até aqui.”

Fonte: Jornal Onça Parda