Em aula de Campo, alunos da UEMS/CG visitam a Bolívia

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 07/01/2019

Alunos do curso de Geografia Bacharelado e Licenciatura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, juntamente com os professores Airton Aredes (coordenador da atividade), Adriana Maria Guntzel, Viviane Capoane, estiveram na região de Corumbá e Ladário, Puerto Suarez e Puerto Quijarro, na Bolívia, no mês de novembro. A visita fez parte da disciplina de “ Trabalho de Campo Interdisciplinar em Geografia I”.

Sob a supervisão dos professores, os acadêmicos desenvolveram uma programação extensa, com estudos relacionados às dinâmicas territoriais da referida região junto às seguintes empresas, órgãos e lugares: Vale - Mineração Corumbaense Reunida (MCR); Porto da Granel Líquido; Capitania dos Portos; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Museu de História do Pantanal (MUPHAN); Cristo Redentor e malha urbana de Corumbá e Ladário; parte do Pantanal próximo à Corumbá; Área ribeirinha de Ladário e Porto de Corumbá; Fronteira Brasil/Bolívia e as cidades de Puerto Suarez e Puerto Quijarro.

Os acadêmicos foram divididos em vários grupos de trabalho, com temas específicos, para que pudessem aprofundar teoricamente, constatar no campo e confeccionar produtos finais na forma de relatório geral, resumo simples e pôster para apresentação em evento científico. “O Trabalho de Campo é uma prática consagrada nos cursos de Geografia, pois, permite a reflexão da teoria e da prática, proporcionando um momento de práxis pedagógica, o que possibilita a construção e aprofundamento do conhecimento pelos acadêmicos. É a reflexão sobre o teórico e o empírico”, ressaltou o professor Airton Aredes.

Colaboração de Narriman Medrade, estagiária