UEMS de Ponta Porã recebe mais uma etapa da Reitoria Itinerante

Por: Rubens Urue | Postado em: 19/04/2017

Reitor da UEMS durante apresentação na UEMS de Ponta Porã

Nesta terça-feira (18) a unidade universitária da UEMS de Ponta Porã recebeu a comitiva da Reitoria Itinerante, com a presença do reitor, Fábio Edir dos Santos Costa, do vice-reitor, Laércio de Carvalho, de pró-reitores, diretores e assessores da instituição. A iniciativa busca estreitar a relação dos gestores da UEMS com as Unidades, ouvindo as demandas da comunidade acadêmica e apresentando balanços sobre investimentos realizados.

"Essa é uma oportunidade para nós, enquanto gestores da UEMS, conhecermos a realidade da Unidade de Ponta Porã, de ouvirmos demandas da comunidade acadêmica, de construirmos, conjuntamente, as soluções possíveis para sua resolução", disse Fábio Edir.

Para o reitor, as visitas às Unidades também são importantes para apresentar o que vem sendo feito, numa prestação de serviço ao público. A Reitoria Itinerante também tem o propósito de esclarecer dúvidas referentes a processos diversos relacionados à Universidade.

A Unidade de Ponta Porã tem uma configuração estratégica de oferta de cursos voltados ao desenvolvimento econômico na região de fronteira. A UEMS oferta no município os bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, além de manter um Programa de Mestrado de Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS).

Tendo formado mais de 2.320 profissionais e com 485 estudantes matriculados em 2016, a UEMS de Ponta Porã recebeu investimentos na ordem de R$ 657 mil em infraestrutura e mobiliário. "Reconhecemos a relevância dessa Unidade para o desenvovilmento local e a visita da Reitoria Itinerantese comprova o esforço da atual gestão em otimizar o relacionamento não somente com essa Unidade, mas com todas as outras", defendeu Laércio de Carvalho.

Segundo dados conjuntos das Pró-reitorias de Extensão (Proec), de Ensino (Proe) e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) entre 2016 e 2017 foram investidos cerca de R$ 350 mil para auxiliar os alunos ao longo da trajetória acadêmica, por meio de programas como o Vale Universidade, Vale Universidade Indígena, Auxílio Permanência, além de Bolsas de extensão (Pibex), monitoria PIM), de Iniciação Científica (Pibic) e bolsas de Mestrado voltados ao PPGDRS.

O atendimento promovido pela Reitoria Itinerante em Ponta Porã foi dividido, no período da manhã, para o público externo, com a apresentações do reitor e vice-reitor voltadas à comunidade acadêmica, lideranças e políticos locais. No período da tarde, os pró-reitores, diretores e assessores que também realizaram a exposição de dados quantitativos e compartilharam orientações para procedimentos vinculados ao Ensino, Pesquisa e Extensão e demais procedimentos administrativos.

Reitoria Itinerante

O projeto Reitoria Itinerante consiste em aproximar a reitoria e demais membros da gestão da UEMS às 15 unidades universitárias espalhados pelo Estado. O reitor, Fábio Edir, se apresenta com a companhia do vice-reitor, Laércio Alves de Carvalho, dos pró-reitores, diretores, assessores e chefes de divisões.

Fachada da UEMS de Ponta Porã

Vice-reitor, Láercio de Carvalho, e professores

Mesa com pró-reitores, diretores e assessores da UEMS