Fruto de parceira entre UEMS e Sedhast, primeira turma de Português para Estrangeiros é finalizada na Capital

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 07/12/2017

Na última segunda-feira (27), na Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados (CAORC), em Campo Grande, foi realizado o encerramento da primeira turma de Português para Estrangeiros do Projeto Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE), curso oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

O evento teve início com apresentação do idealizador do projeto, professor doutor João Fábio Sanches, destacando a experiência vivida no decorrer do projeto que teve a participação de 21 alunos. O professor agradeceu a parceria da UEMS e Sedhast, e já vê possibilidades da expansão do projeto em 2018, aumentando o número de parcerias.

Ana Lúcia Américo e Rosângela Araújo no encerramento do curso

A superintendente da Política de Direitos Humanos da Sedhast, Ana Lúcia Américo, ressaltou a importância da parceria, pois a mesma considera que as aulas passaram a ser um divisor de água na vida dos refugiados e imigrantes, e que muitos frutos desta colaboração serão colhidos no futuro.

A técnica Rosangela Araújo falou sobre as dificuldades que o grupo enfrentou para participar das aulas, como o frio e a chuva, mas com muita força e persistência estavam sempre presentes.  Ao fim do evento um dos alunos, Pierre François, fez uma leitura em português de uma mensagem de agradecimento pelo curso.

Professor doutor João Fábio Sanches durante as aulas

NEPPE

O NEPPE é um projeto originário da UNB e essa é a primeira vez que será executado em outra universidade. Na UNB, mais de 700 estrangeiros são atendidos por ano pelo Núcleo. Na UEMS, o curso é desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE/UEMS) e o Projeto de Extensão “UEMS ACOLHE – Língua, Cultura e Acolhimento em Contexto de Imigração e Refúgio”, com apoio da Sedhast.

Outras informações sobre o NEPPE na página  http://www.neppe.unb.br/br/instituicao/equipe-neppe ou diretamente com o professor João Fábio, pelo endereço joaofabio@uems.br

SEDAHAST