Gestão finaliza oficinas para construção do novo PDI nas Unidades da UEMS

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 05/07/2018

Última oficina foi realizada nesta quarta-feira (4), em Campo Grande (Foto: Adriana Ranzi/DPAI)

A Gestão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou, nesta quarta-feira (4), a última oficina para a formação de Grupos de Trabalho (GTs) para a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UEMS. A capacitação foi na Unidade de Campo Grande e contou com a participação de representantes da Unidade de Coxim.

A oficina, que foi elaborada pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROAP), juntamente com a Gestão, foi ministrada para gerentes, coordenadores de cursos de graduação, coordenadores de cursos de pós-graduação, coordenadores de Centros de Pesquisa e Extensão, representantes dos discentes e representantes dos técnicos administrativos de todas as Unidades Universitárias.

Durante os treinamentos, a equipe apresentou as ferramentas utilizadas para a avaliação do PDI em vigor, além da nova página do PDI no site da Universidade e das metodologias que serão utilizadas para traçar os objetivos e metas para o futuro da UEMS e para o próximo PDI, do período de 2019 a 2023.

O Gerente da Unidade de Campo Grande, professor Paulo Jurado, falou sobre a importância do processo democrático de construção do PDI. "expectativas do novo PDI. "A discussão de uma Universidade aberta e plural, que possa ser pra todos, é uma demanda prioritária. Que nós possamos avançar, em conjunto, na cosntrução de uma UEMS solidária, que atenda as demandas do povo sul-mato-grossense", disse.

Já o gerente da Unidade e Coxim, professor João Braz, falou sobre as expectativas para o PDI 2019-2023. "Que o desenvolvimento desse trabalho apresentado pela PROAP traga frutos e resultados produtivos para os próximos cinco anos da UEMS", enfatizou.

A aluna do curso de Gestão Ambiental da Unidade de Coxim, Juliana Lima dos Santos, que também participou da oficina, falou sobre a importância do envolvimento dos acadêmicos da Instituição na construção do PDI. "Juntos podemos construir o documento que dará suporte ao desenvolvimento da Universidade. O que queremos é o fortalecimento dos cursos, das Unidades e da UEMS como um todo", afirmou.

Participantes das Unidades de Campo Grande e Coxim na oficina do PDI (Foto: Adriana Ranzi/DPAI)

A Gestão finalizou a primeira etapa, de apresentação de metodologia e formação de grupos, para a construção do novo PDI. Nesta quinta-feira (5), a equipe se reunirá para avaliar os encontros nas Unidades e finalizar o planejamento da próxima etapa.

A equipe que ministrou as oficinas é formada pelos Pró-reitores da UEMS e pela equipe da Divisão de Planejamento e Avaliação Institucional (DPAI).

Para a chefe do DPAI, Érika Kaneta Ferri, as reuniões nas Unidades Universitárias tiveram o propósito de preparar os agentes para atuarem como facilitadores no processo de construção do PDI 2019-2023. "Os relatos demonstraram satisfação na construção deste modelo participativo e democrático, como forma de ecoar os anseios e sonhos de todos para uma UEMS cada vez melhor", finalizou.