Governo lança programa MS Alfabetiza no auditório da UEMS

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 26/10/2021

Nesta segunda-feira (25), o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), lançou oficialmente o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança. O evento realizado no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Campo Grande, contou com a participação do Reitor e a Vice-reitora da UEMS, professores Laércio Alves da Carvalho e Celi Correa Neres, coordenadores, professores e técnicos da UEMS.

O lançamento teve a participação do governador Reinaldo Azambuja, que anunciou mais de 8,5 milhões em investimento no programa. “Esta lei foi aprovada na Assembleia Legislativa e vai permitir ao Estado atuar junto com as redes municipais de ensino. Melhorar alfabetização dos alunos para esses jovens chegarem preparados no ensino médio e superior”, destacou o governador.

Para a secretária de Estado de Educação, Cecilia Motta, o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. “Diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração entre Governo de MS e municípios, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais”, destaca Cecilia Motta.

O Reitor da UEMS, professor Laércio Alves de Carvalho parabenizou toda a equipe do governo do estado e da SED pelo programa. “É uma honra para a UEMS, como a casa da Educação Pública, inclusiva e democrática de MS, receber este evento. Estamos honrados. E em nome da professora Celi (Vice-Reitora) e todos da nossa equipe, coordenadores, professores e técnicos, podemos dizer que é um orgulho para nós estarmos aqui fazendo parte dessa equipe”, disse o Reitor Laércio Alves de Carvalho.

MS Alfabetiza

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livros Didáticos, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem, recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

Parcerias

A ação tem como parceiros a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Durante o lançamento do projeto, o diretor presidente da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, disse que a instituição tem como projeto de vida erradicar analfabetismo. “Dias como este hoje adula o coração, são sentimentos de três forças importantes que nos traz neste momento ímpar, a força silenciosa das crianças matriculadas em MS, força política com presença do governador em regime de colaboração e a força do desejo da transformação que engaja, governo, município, familiares e unidades escolares, em prol a erradicação do analfabetismo em Mato Grosso do Sul”, diss Veveu Arruda.

O evento de lançamento do Programa MS Alfabetiza também contou com a participação de secretários de Estado, prefeitos e secretários municipais de Educação, parlamentares, membros de órgãos de controle e outras autoridades. Além da cerimonia presencial realizada na UEMS de Campo Grande, o evento foi transmitido pelo canal da SED no Youtube: www.youtube.com/educacaoms