Grupo de estudo se reúne e traça metas para divulgação de pesquisas

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 07/11/2019

Pesquisadores durante a reunião entre Gefrontter e Cadef

Nesta quarta-feira (06), o Grupo Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER) realizou uma reunião com pesquisadores dos cursos de Geografia e Turismo, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande e Jardim, no Centro de Estudos de Fronteira General Padilha – Cefront.

Durante o encontro foram debatidas as organizações de diversas publicações sobre ensino em Geografia, Turismo, desenvolvimento territorial, Corredor Bioceânico e América Platina. A colaboração e divulgação de pesquisa e eventos também foi discutida com o andamento da Carta de Intenções para cooperação entre a UEMS e o Instituto Social do Mercosul. Segundo o assessor de Relações Interinstitucionais da UEMS, Mateus Boldrine Abrita, durante a reunião foram apresentados avanços da revista cientifica Geofronter (Acesse Aqui), que passou por aprimoramentos. “A revista passou por aprimoramento e temos uma perspectiva de melhora na próxima avaliação de periódicos Capes”, disse Mateus Boldrine Abrita.

As temáticas do projeto de extensão "Análise Espacial de Região de Fronteira – Colóquios Interdisciplinares" em parceria com o Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (CADEF- UFMS), também foram discutidos, assim como a verticalização dos estudos, por meio de uma proposta de Mestrado. “Essas reuniões estão ocorrendo para que exista um monitoramento e uma avaliação do andamento dos trabalhos do acordo de cooperação entre Gefrontter e o Cadef, firmado recentemente no Centro de Estudos de Fronteira General Padilha”, explicou Mateus Boldrine Abrita.

Geofronter

A Geofronter é uma revista científica organizada pelo Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo, Território e Região (GEFRONTTER), vinculado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Sua primeira edição foi em 2016. O principal objetivo do periódico é difundir textos científicos (artigos, críticas bibliográficas, notas de pesquisa, resenhas) inéditos com alta relevância, originalidade e qualidade, no que tange aos resultados, alcance e impacto na área de Geografia e afins

Cefront

O Cefront surgiu através de um convênio entre o Comando Militar do Oeste - CMO (do Exército Brasileiro) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O Cefront localizado em Campo Grande abriga o Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território (GEFRONTTER-UEMS). O prédio cedido pelo CMO possui um amplo espaço físico de área construída, com estacionamento, bem como sala administrativa, cozinha, espaço para reuniões, sanitários, sala de aula, museu, acessibilidade por meio de elevador e uma biblioteca contendo mais de 3000 títulos de obras sobre fronteira, ações militares no Brasil e temas gerais.

O Centro de Estudos em Fronteira tornou-se ambiente que passou a desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de formação em temáticas relacionadas à fronteira, que já eram realizadas pelo grupo GEFRONTTER, em parceria com o Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço – CADEF. O espaço possui grande parceria de trabalhos com os cursos de Geografia da UEMS, desde sua concepção, e é ativamente utilizado pelos acadêmicos. Mais informações em www.uems.br/cefront.