Inova/UEMS: Laboratório de Instrumentação Geral na UEMS/Dourados auxilia no desenvolvimento de projetos inovadores

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 20/10/2020

No início de outubro, o Prêmio Inova-UEMS divulgou os finalistas nas categorias Faísca e Ascenção. Foram 17 contemplados projetos inovadores que agora com o prêmio terão o reconhecimento de suas ideias para que futuramente consigam ter os planos concretizados, protegidos e valorizados adequadamente, aumentando a possibilidade de transferência de tecnologia. O Prêmio Inova-UEMS é promovido pela Agência UEMS de Inovação (NIT) ligado a Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PROPPI). Saiba mais sobre os finalistas, aqui.

Entre os finalistas do Prêmio, estão dois acadêmicos que utilizaram a estrutura do Laboratório de Instrumentação Geral, ligado ao Curso de Engenharia Física da UEMS/Dourados, para desenvolver suas ideias. Os trabalhos dos aluns, Paulo Sidnei Stringhini Júnior, 5ª série de Engenharia Ambiental, e Ricardo Rocha da Costa, 3ª série de Engenharia Física, foram classificados em 1º e 5º lugares, respectivamente, no Inova-UEMS na categoria Propriedade Industrial.

O Laboratório de Instrumentação Geral tem como finalidade auxiliar acadêmicos de todos os cursos, sejam eles de engenharia ou afins, no desenvolvimento de seus projetos.

O Prof. Dr. Paulo Cesar de Souza, coordenador do Curso de Engenharia Física e idealizador do espaço, conta que o ambiente foi um facilitador aos alunos-empreendedores no desenvolvimento das suas ideias. O laboratório nasceu com equipamentos doados pelo Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, do Instituto de Física de São Carlos - USP, e contou com o apoio do Prof. Dr. Laércio, Pró-reitor na época, explica.

O aluno-empreendedor Ricardo Rocha da Costa destaca que o espaço é de grande importância para o crescimento profissional dos acadêmicos. “ O laboratório cria um ambiente multidisciplinar, cujas experiências são trocadas entre os alunos mais experientes e os iniciantes. Também, a orientação de um professor doutor, que através da discussão de ideias, ressalta o potencial criativo em cada projeto e a busca pelas melhores soluções. A partir deste contexto é gerada uma grande quantidade de ideias inovadoras que podem ser testadas no ambiente do laboratório com muita criatividade e gerando-se frutos”, finaliza.

Saiba mais sobre o Prêmio Inova-UEMS:

Prêmio Inova-UEMS divulga resultado com finalistas

Prêmio Inova-UEMS incentiva pesquisas de inovação em diversas áreas

Inova UEMS recebe inscrições até 15 de abril