Inscrições para bolsas PIBIC, PIBIC-AAF e PIBITI vão até esta quarta (07/04)

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 06/04/2021

As inscrições das propostas para a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas (PIBIC-AAF) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) vão até esta quarta-feira (07/04).

Confira o editais publicados pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq):

De acordo com a PROPPI, serão disponibilizadas até 250 bolsas PIBIC, pagas pela UEMS, além de 60 bolsas do PIBIC, pagas pelo CNPq. Também serão disponibilizadas 16 bolsas PIBIC-AAF, pagas pela UEMS e pelo CNPq e mais 9 bolsas PIBITI, pagas pelo CNPq. A PROPPI destaca que o número de bolsas financiadas pelo CNPq podem mudar, porque dependem da disponibilidade financeira do Órgão.

O valor das bolsas é de R$ 400 mensais. A duração das bolsas é de 12 meses. De acordo com os Editais, as bolsas que serão financiadas pela UEMS terão vigência no período de Agosto de 2021 a Julho de 2022. Já a vigência das bolsas pagas pelo CNPq dependerá do cronograma estipulado pelo próprio Órgão.

A seleção para a concessão de bolsas de iniciação científica é voltada para alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da UEMS, visando despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por professores/pesquisadores atuantes e qualificados.

Inscrições

As inscrições das propostas devem ser feitas, exclusivamente, pelos orientadores, na plataforma Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj), de acordo com as informações dos tutoriais disponíveis na página da Iniciação Científica/PROPPI. A pró-reitoria destaca que toda a documentação necessária à inscrição deve ser anexada, exclusivamente, no formato PDF, não sendo responsabilidade da UEMS arquivos corrompidos, ou em outros formatos, que não apresentem nitidez necessária para visualização das informações.

Segundo o Edital (retificação) a documentação deve compreender, entre outros itens, a indicação da necessidade de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética com Seres Humanos (CESH) ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e quando for o caso, indicação do protocolo/comprovante de submissão ou aprovação junto ao CESH ou CEUA.

Mais informações podem ser obtidas no: http://www.uems.br/pro_reitoria/pesquisa/editais