Integrante do NuPeQ é finalista do prêmio nacional HQMix

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 03/10/2022

Morgana Alessandra, integrante do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) da UEMS, é finalista nas categorias Roteirista Nacional e Adaptação para os Quadrinhos do prêmio HQMix.

Ela é doutoranda pelo Centro Federal de Educação Tecnológica, de Minas Gerais, e foi indicada ao prêmio com a HQ Silentium, uma homenagem póstuma ao autor Edgar Allan Poe.

“Eu, aos 11 anos, li O Gato Preto de Edgar Allan Poe e me apaixonei pela sua escrita. De lá para cá, foram muitas leituras e descobertas sobre sua obra, que nortearam boa parte das minhas escolhas literárias e acadêmicas. Inspirada em sua obra, a HQ Silentium é uma homenagem póstuma ao Mestre Poe, que sempre me acompanhou, e uma proposta de levar ao conhecimento dos leitores uma produção mais lírica e adaptada aos quadrinhos”, disse. 

Morgana traduziu, roteirizou e fez a adaptação para os quadrinhos, o projeto gráfico e a editoração da revista e a Marília Aguiar, ilustrou a HQ. Nesta releitura, elas buscaram fazer um dialeto de linguagem e pensamento, entre texto e imagem, “trazendo o leitor para esse universo marcado por fábulas e sombras, imprimindo a nossa visão do trabalho majestoso de Poe, e nosso desejo foi que o leitor se deslocasse nessas sequências narrativas, ressignificasse os sentidos e entrasse em nossa viagem simbólica”, destacou a autora.

Algumas páginas da HQ disponibilizada pela autora 

Sobre o NuPeQ

O NuPeQ tem como objetivo discutir a importância dos quadrinhos e sua interface com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas.

O canal “NuPeQ OFICIAL” no Youtube  tem o intuito de incentivar a leitura e discutir sobre Histórias em Quadrinhos. Em mais de dois anos de Canal, já foram produzidos quase 1,4 mil  vídeos, agora com pelo menos duas publicações diárias, entre elas palestras, entrevistas e resenhas feitas por pesquisadores da área. Para se inscrever, clique aqui.


Anexos: