IV Seminário de Formação Docente começa nesta segunda-feira (9)

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 09/09/2019

O "IV Seminário Formação Docente: Intersecção Entre Universidade e Escola" começa nesta segunda-feira (9) e vai até quarta-feira (11). O evento reúne pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica na Cidade Universitária de Dourados.

O evento é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF-UEMS-UFGD) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A quarta edição do evento elege como temática “Educação Pública em tempos de reformas” e conta com a presença do Prof. Luiz Carlos de Freitas (Unicamp), Prof.ª D.ra Selma Garrido Pimenta (USP), Prof. Vitor Paro (USP), Prof.ª Dalila Andrade Oliveira (UFMG) e Prof. Elizeu Clementino (UNEB), entre outros.

As temáticas abordadas pelo seminário envolvem o estágio curricular supervisionado, os rebatimentos das reformas educacionais para a escola pública e ainda o trabalho docente em âmbito nacional e local, com a apresentação da pesquisa realizada entre UEMS-UFGD e Federação dos Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems).

Confira a PROGRAMAÇÃO:

Dia 09 (segunda-feira)

8h –  Questões de violência e convivência no Ensino Superior: possibilidades de análise para enfrentamento

Prof.ª Dra. Loriane Trombini Frick (UFPR)

13h30Violência e indisciplina na Educação Básica: perspectivas de enfrentamento

Prof.ª Dra. Loriane Trombini Frick (UFPR)

19h - Mesa de Abertura

19h30 - Conferência de Abertura – “Educação Pública em tempos de reformas”

Conferencista: Prof. D.r Luiz Carlos de Freitas (UNICAMP)

Dia 10 (terça-feira)

8h – Mesa - “Trabalhadores da Educação de Mato Grosso do Sul: perfil, formação, atuação profissional, condições de trabalho, carreira e remuneração”

Palestrantes: Prof.ª Dra. Andréia Nunes Militão (GEPPEF/UEMS) e Prof.ª Ma. Sueli Veiga (FETEMS)